SANTIDADE… Ao ouvir ou ler essa palavra, imediatamente em nossa mente surgem os grandes santos: São Francisco de Assis, Santa Terezinha do Menino Jesus, São João Bosco, São João Paulo II, entre tantos outros que foram reconhecidos e canonizados pela nossa Igreja.
Mas, o que é santidade? O que é ser santo? Ser santo, buscar a santidade é constantemente estar com o Senhor, é olhar para a cruz de Jesus e lembrar que foi por amor que Ele se doou por nós.
Deus quando sonhou cada um de nós, Ele nos sonhou para sermos santos, Sua Imagem e Semelhança. “Sede santos, porque eu sou santo.” (I Pe 1, 16) Essa é a ordem do Senhor para nós! Então, vamos lá! Vamos lutar pela SANTIDADE!
Ao olharmos para a vida de santidade dos nossos amigos no céu, algo em comum podemos destacar, a santidade deles foi alcançada vivendo bem, com amor o ordinário do dia a dia. Podemos aqui citar: Santa Terezinha do Menino Jesus que viveu a santidade no amor as pequenas coisas; “Sigamos o caminho da simplicidade. Entreguemos com todo o nosso ser ao amor. Em tudo busquemos fazer a vontade de Deus.”; São Francisco de Assis, ele viveu a radicalidade da pobreza, o desapego de si e o amor ao próximo sobretudo nos pobres e doentes; São João Paulo II, o santo dos nossos dias, viveu sua vida de santidade na simplicidade de coração, no amor a Jesus crucificado e a Virgem Santíssima, “A vocação à santidade consiste na capacidade de responder ao apelo divino por meio da vivência evangélica do próprio estilo de vida”.
É caminhando que se faz o caminho. Se coloque a caminho da santidade. Lute! Viva o ordinário do seu dia a dia com amor! Se cair, se levante! As lágrimas virão, os dias de trevas também, mas o sol ainda brilha lá fora. “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28, 20). Assim como os nossos santos de devoção enfrentaram suas batalhas, nós também com a força que vem de Deus podemos alcançar a santidade, afinal é uma LUTA DIÁRIA. Não desista! Lute! A santidade é para todos nós!