Nós não estamos neste mundo por acaso! Todos nós temos uma missão neste mundo! Cabe a nós abrirmos o coração para descobrir a vontade de Deus em nossa vida! Entretanto, os barulhos ensurdecedores de hoje têm atrapalhado a escuta da voz de Deus. E mesmo aqueles que conseguem ouvir a voz de Deus, têm medo em responder a esse chamado. Em sua célebre homilia no início de seu pontificado, São João Paulo II nos disse: “Não, não tenhais medo! Antes, procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo!” (homilia de 22/10/1978). Não podemos ter medo! Precisamos escancarar as portas do coração e dos ouvidos para Cristo. Só seremos verdadeiramente felizes se fizermos a vontade de Deus. Deus tem sempre o melhor para nós.
Maria é o grande exemplo para nós! Ao receber o anúncio do anjo, Maria, apesar de muito jovem, não se preocupou com o futuro, nem com a sociedade da época, nem com o falatório das pessoas e nem com a reação de São José. Ela apenas acreditou, confiou e se abandonou nos braços de Deus. E qual foi a resposta de maria? “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Lc 1,37). Por várias vezes penso quais seriam as consequências para mim, para você e para toda a humanidade, se Maria tivesse respondido NÃO a vontade de Deus. Deus não nos obriga a acolher a sua vontade. Temos livre arbítrio. Entretanto, todas as nossas escolhas geram consequências para nós, para nossa família e para as pessoas que estão próximas de nós! O SIM de Maria trouxe vida e salvação para a toda a humanidade!
Quando Jesus chamou seus primeiros discípulos, Ele fixou os olhos neles, os amou e os chamou a segui-Lo. “Jesus disse-lhes: ‘Vinde após mim e vos farei pescadores de homens’. Na mesma hora, eles abandonaram suas redes e O seguiram” (Mt 4,19-20). A experiência pessoal e íntima que eles tiveram com Jesus não deixou dúvidas no coração deles. A resposta dos discípulos foi imediata. O SIM dos apóstolos possibilitou que o Evangelho fosse levado ao mundo inteiro! Hoje, o Senhor continua nos chamando a cada instante. E nós? Qual será nossa resposta? Mas tenha muito cuidado! Ignorar ou negar o chamado de Deus, geram inúmeras consequências. Lembre-se: em nossa vida, precisaremos sempre assumir as consequências de nossas escolhas.