Quando eu era criança, até tremia quando ouvia minha mãe ou meu pai me chamando pelo nome: – Deltinho??!!! Não tremia de pavor ou de medo dos meus pais, o meu medo era de não responder rápido. Aprendi desde cedo que é preciso responder rápido quando alguém nos chama, ainda mais se temos certeza de que quem chama nos ama. Essa regra se aplica de modo sublime quando se trata de Deus nosso Pai.
O chamado à vida já foi correspondido. No ato da concepção a natureza humana obedeceu à voz Divina e ao infundir a alma, o bebezinho no útero da mãe já existia porque Deus chamou-o à vida. Em seguida o Senhor nos chamou à Santidade. Isso se concretiza no momento do santo batismo. Ao longo da vida, Deus nos faz outros apelos. O mistério da vocação se desdobra no percurso da vida.
O chamado à vida vai se realizar num contexto próprio: uma família, um período da história, um país, um idioma, uma identidade, etc.
O chamado à santidade também exige um contexto específico. Para alguns essa especificidade se dá por meio da vida conjugal (o Sagrado Matrimônio), para outros na vida celibatária, para alguns homens na vida sacerdotal (Sagrada Ordem). É papel de todo ser humano buscar conhecer a Vontade de Deus para ‘corresponder’ ao chamado Divino. O Espírito Santo é nosso ajudador. Ao longo da vida, Ele nos envia sinais. É preciso estar atento para identificar esses sinais e, com ajuda apropriada, discernir corretamente o que eles querem dizer.
Somos livres para responder “sim” ou “não” à voz de Deus. Mas não somos livres para deixá-Lo sem resposta! Quem não responde ao chamado do Senhor, mais cedo ou mais tarde, vai perceber um vazio na própria vida, a ausência de sentido é o início do colapso da felicidade e realização humana. Se você sente que ainda não respondeu ao chamado de Deus, peço-te: faça-o! Não fique em silêncio diante de Deus, mesmo que isso te custe. É preciso pagar o preço por aquilo que de fato vale! Deus jamais te chamará para algo que não seja bom para você. Deus sabe o que é melhor para nós! É por isso que mais vale responder positivamente ao que Ele pede do que ao que nós mesmos pensamos. E se aquilo que pensamos coincide com o que Ele pede, melhor ainda! É por isso que entre nós, na comunidade Coração Fiel, todos os dias repetimos a oração: “Quero querer o que o Senhor quer!”. Esse é o primeiro passo para conseguir responder à voz do Senhor. Pare. Escute com atenção! Ele está chamando você neste exato momento! Qual é tua resposta?