O misericordioso é aquele que tem espaço interior para acolher a vida, as pessoas. Deus tem materna Misericórdia. Todos nos fomos gerados em seu divino ‘útero’. Ser misericordioso como Deus e ter espaço no coração para os irmãos. A misericórdia de Deus é descrita em vários lugares e de maneiras diversas. Sua misericórdia é grande {1 Reis 3,6), é suficiente (Salmo 86,5), é terna (Lucas 1,78), é abundante {1 Pedro 1,3), é rica (Efésios 2,4), é eterna (Salmo 103,17). Grande consolação é ao sabermos que Deus é tão abundante e rico exatamente no que necessitamos como pobres pecadores. Não é surpresa que o Salmista diga: “Cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia”. {SI 59,16). {Wiki Canção Nova).

Ser Misericórdia é, portanto, imitar o Senhor que acolhe a todos. Que ao contemplar Seus filhos, não olha para o pecado em si, mas para o pecador e Seu coração se compadece! Ser Misericordioso e não julgar, e não apontar o dedo, ao contrário, ser misericordioso e acreditar no outro. E colocar-se no lugar do outro! E ter consciência que ninguém é melhor que ninguém. E perceber o pecado, o erro do irmão, e pensar consigo mesmo “Hoje é ele, amanhã pode ser eu e a única coisa que nos diferencia , é que hoje ele esta nesta ou, naquela situação e amanha pode ser que seja eu”. Ser Misericórdia e dar a mão a quem necessita. E estar sempre pronto a pedir e dar o perdão. Reconhecer suas próprias misérias sem apontar o dedo para o outro. Saber qual é seu espaço e respeitar o espaço do outro.

Jesus é a Misericórdia encarnada e tudo o que fez e faz e amar é amar sem medida. Misericórdia é sinônimo de amor. Ele muito nos amou e ama, nos também devemos amar e perdoar a exemplo de Jesus.

Ser Misericórdia é muitas vezes, ter que tomar decisões que podem ferir o outro, mas que são necessárias para seu crescimento. Ser Misericórdia e também saber a hora de falar e a hora de calar. E seguir o Mestre, seus ensinamentos e imitá-Lo em sua mansidão e humildade.

Amarília Costa Freire

Missionária Coração Fiel