Na manhã do sábado, 5, aconteceu na Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Brasília, a ordenação episcopal do quarto bispo diocesano de Uruaçu, Dom Giovani Carlos Caldas Barroca. O cardeal Dom Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil, foi o bispo ordenante. Foram co-ordenantes, o bispo de Luziânia (GO), presidente do Regional Centro-Oeste, Dom Waldemar Passini Dalbello; e o administrador diocesano de Brasília, Dom José Aparecido Gonçalves.
A celebração, que aconteceu na Catedral de Brasília, contou com a participação de pessoas mais próximas ao novo bispo devido à pandemia do coronavírus. Amigos, familiares, representantes da Arquidiocese de Brasília e da Paróquia São Miguel Arcanjo, no Recanto das Emas (DF), a qual ele foi pároco por 25 anos. Participaram também, membros da Diocese de Uruaçu. A celebração teve ainda a presença de 19 bispos do Regional Centro-Oeste e de outros regionais, bem como um representante da Nunciatura Apostólica e do secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Dom Joel Portella Amado. A cerimônia contou com a presença de 40 sacerdotes, entre eles, o administrador diocesano de Uruaçu, padre Francisco Agamenilton Damascena; vários religiosos, religiosas e seminaristas.
Após a proclamação do evangelho (Jo 21, 15-17), teve início o rito de ordenação com a leitura do Mandato Apostólico, isto é, da bula papal de nomeação. Em sua homilia, Dom Sergio comentou que a Diocese de Uruaçu há tempos aguarda seu novo bispo “desejosa de um novo pastor após a transferência do venerável irmão Messias dos Reis Silveira para a Diocese de Teófilo Otoni”. Referindo-se ao novo bispo, o cardeal destacou que trata-se de “um dileto filho de sã doutrina que na Arquidiocese de Brasília se empenhou com diligência demonstrando grandes dotes de espírito de oração, bem como perícia em matéria de governo, por isso te consideramos idôneo para o múnus que há de exercer.”
Dom Sergio desejou êxito na nova missão confiada a Dom Giovani, confiante que ele a exercerá conforme espera a Igreja. “Esforça-te por exercer na fé e na caridade o ministério episcopal suplicando os auxílios celestes, dá testemunho da salutar palavra de Cristo Senhor e aproxima-te da sua bondade para que as suas palavras sejam copiosamente anunciadas aos fiéis da tua comunidade e a todos alegrem”, declarou o purpurado, que também fez um breve comentário sobre o lema episcopal escolhido por Dom Giovani. “O lema episcopal escolhido por Dom Giovani expressa sua disposição de exercer o episcopado como Servus Verbi Domini ‘Como servo da palavra do Senhor’. Na Igreja em Saída, a Igreja Missionária, tem ecoado o mandato missionário de Jesus Cristo proclamado no refrão do Salmo Responsorial: ‘Ide ao mundo e ensinai a todos os povos’. ‘Ide e fazei discípulos’. A Igreja necessita de discípulos de Cristo que têm um coração missionário”.