Santuário de Nossa Senhora da Abadia de Muquém, inaugurado em 2003, é o quarto templo construído para abrigar os romeiros da Virgem da Abadia. Com capacidade para abrigar 22 Mil pessoas, este santuário já acolheu, centenas de padres, dezenas de Bispos e milhões de romeiros de todos os estados brasileiros e também de outros países.
Dados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, contabilizados nos anos que antecedem a crise Sanitária decorrente da Covid-19, registram mais 500 mil romeiros durante o período de 05 a 15 de agosto. No ano de 2020, foi a primeira vez que a Romaria de Nossa Senhora da Abadia, não recebeu seus romeiros em 272 anos de história.
Chegamos em 2021, e a crise sanitária continua, junto com ela a decisão que a Romaria de Nossa Senhora da Abadia de Muquém não terá a presença do Romeiro. Um mesclado de prudência com saudade, se junta ao desejo de obedecer as orientações Sanitárias e também manter-se em ‘Romaria’, desta vez, ou melhor mais uma vez, mais um ano o Santuário não receberá ninguém. Dom Giovani Carlos, bispo da Diocese de Uruaçu, responsável pela Romaria, durante a Missa de abertura pede a todos que chamem este tempo de, ‘Romaria da Visitação’. Dom Giovani entra para história desta Romaria, nunca em 273 anos outro bispo diocesano viverá essa situação e precisou dar essa orientação.
Bispo, padre, já vieram e virão neste santuário. Dom Giovani Carlos veio dia 05 de agosto, Dom Joel Portella veio dia 07 de agosto, e muito outros virão este ano e outros anos mais.
Muitas vezes ouvimos e ouviremos, que os mais de 350 bancos do Santuário estão vazios e que Nossa Senhora da Abadia é quem visitará sua casa nesta Romaria de 2021, mas do Dom Joel Portella em sua homilia trouxe uma frase que ressoou em cada coração romeiro e ficará marcada na história destes 273 anos de devoção. O Bispo disse; “Este Santuário não estão vazio, ele está cheio das intenções, das orações da esperança de cada Romeiro de Nossa Senhora da Abadia.”
Não podemos negar, estamos com saudade, queremos ir até o Santuário, queremos viver a Romaria com Nossa Senhora da Abadia em Muquém, isso é fato. Mas neste ano de 2021 a Romaria nos ensina que um verdadeiro devoto de Nossa Senhora da Abadia, não reza só entre os dias 05 e 15 de agosto, não reza só quando vai ao Santuário, não vive a fraternidade só no acampamento da Romaria. Romeiro de verdade reza o ano todo, em qualquer lugar e com todas as pessoas. Se o Romeiro de Nossa Senhora da Abadia de Muquém comporta-se assim, Dom Joel Portella está certo. Este Santuário, nunca, jamais, estará vazio.
Comunidade Coração Fiel