“Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações” (cf. Pd 3, 15-16) é o tema do próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais, como divulgado nesta terça-feira, 24, pela Sala de Imprensa da Santa Sé. Esta será a 59º edição.

O tema chama a atenção para o fato de que, hoje, a comunicação é muitas vezes violenta, visando atacar e não estabelecer as condições para o diálogo. É, então, necessário desarmar a comunicação, purificá-la da agressão. Dos talk shows televisivos às guerras verbais nas redes sociais, o paradigma que corre o risco de prevalecer é o da competição, da oposição e do desejo de dominar.

“Para nós, cristãos – chama a atenção o comunicado – a esperança é uma pessoa e é Cristo. E está sempre ligada a um projeto comunitário; quando falamos de esperança cristã não podemos ignorar uma comunidade que vive a mensagem de Jesus de forma credível, ao ponto de dar um vislumbre da esperança que ela traz consigo, e é capaz de comunicar ainda hoje a esperança de Cristo com as obras e as palavras.”

 

Fonte: Canção Nova