O cardeal Sergio da Rocha participa do Conselho de Cardeais, ele é o primeiro brasileiro a fazer parte do grupo.
Começou nesta segunda-feira, 24, no Vaticano, a reunião do Conselho de Cardeais com a presença do Papa Francisco. Este é o primeiro encontro depois que o Santo Padre nomeou os novos membros para o órgão, no dia 7 de março deste ano. Nove cardeais constituem este Conselho, tornando-o conhecido como C9.
Entre os novos membros recém-nomeados está o arcebispo de Salvador (BA) e primaz da Brasil, Cardeal Sérgio da Rocha. Ele é o primeiro brasileiro a integrar o grupo.
Os membros do novo Conselho são os Cardeais Pietro Parolin, Secretário de Estado; Fernando Vérgez Alzaga, Presidente do Governador do Estado da Cidade do Vaticano; Fridolin Ambongo Besungu, Arcebispo de Kinshasa; Oswald Gracias, Arcebispo de Bombaim; Seán Patrick O’Malley, arcebispo de Boston; Juan José Omella Omella, arcebispo de Barcelona; Gérald Lacroix, arcebispo de Quebec; Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo; Sérgio da Rocha, arcebispo de San Salvador de Bahia. O secretário é Monsenhor Marco Mellino, bispo titular de Cresima.
O Conselho de Cardeais foi estabelecido pelo Papa Francisco com o Quirógrafo de 28 de setembro de 2013 com a tarefa de assisti-lo no governo da Igreja universal e estudar um projeto de revisão da Cúria Romana, este último realizado com a nova Constituição Apostólica Praedicate Evangelium publicada em 19 de março de 2022.
A primeira reunião do C9 realizou-se em 1º de outubro de 2013. A última reunião, em dezembro do ano passado, foi dedicada em particular à fase continental do Sínodo sobre a Sinodalidade.
Fonte: Canção Nova