27ª Semana do Tempo Comum – Quarta-feira

Primeira Leitura (Jn 4,1-11)

Leitura da Profecia de Jonas.

1Este desfecho causou em Jonas profunda mágoa e irritação; 2orou então ao Senhor, dizendo: “Peço-te me ouças, Senhor: não era isto que eu receava, quando ainda estava em minha terra? Por isso, antecipei-me, fugindo para Társis. Sabia que és um Deus benigno e misericordioso, paciente e cheio de bondade, e que facilmente perdoas a punição. 3E agora, Senhor, peço que me tires a minha vida, para mim é melhor morrer do que viver”. 4Disse o Senhor: “Achas que tens boas razões para irar-te?” 5Jonas saiu da cidade e estabeleceu-se na parte oriental e ali fez para si uma cabana, onde repousava à sombra, a ver o que ia acontecer à cidade.

6O Senhor Deus fez nascer uma hera, que cresceu sobre a cabana, para dar sombra à cabeça de Jonas e abrandar seu aborrecimento. E Jonas alegrou-se grandemente por causa da hera. 7Mas, ao raiar do dia seguinte, Deus determinou que um verme atacasse a hera, e ela secou.

8Quando o sol se levantou, mandou Deus do oriente um vento quente; e o sol bateu forte sobre a cabeça de Jonas, que se sentiu desfalecer; teve vontade de morrer, e disse: “Para mim é melhor morrer do que viver”. 9Disse Deus a Jonas: “Achas que tens boas razões para irar-te por esta hera?”

“Sim”, respondeu ele, “tenho razão até para morrer de raiva”. 10O Senhor replicou-lhe: “Tu sofres por causa desta planta, que não te custou trabalho e não fizeste crescer, que nasceu numa noite e na outra morreu. 11E eu não haveria de salvar esta grande cidade de Nínive, em que vivem cento e vinte mil seres humanos, que não sabem distinguir a mão direita da esquerda, e um grande número de animais?”

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Responsório (Sl 85)

— Ó Senhor, sois amor, paciência e perdão.

— Ó Senhor, sois amor, paciência e perdão.

— Piedade de mim, ó Senhor, porque clamo por vós todo o dia! Animai e alegrai vosso servo, pois a vós eu elevo a minh’alma.

— Ó Senhor, vós sois bom e clemente, sois perdão para quem vos invoca. Escutai, ó Senhor, minha prece, o lamento da minha oração!

— As nações que criastes virão adorar e louvar vosso nome. Sois tão grande e fazeis maravilhas: vós somente sois Deus e Senhor!

Evangelho (Lc 11,1-4)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

1Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. 2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos,4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

São João Leonardo, fundou a Companhia da Doutrina Cristã

São João Leonardo fundou a “Companhia da Doutrina Cristã”, visando a catequese das crianças

São João Leonardo nasceu em Lucca, na Toscana (Itália), em 1541. Seguiu a profissão de seu pai (farmacêutico), até que respondeu sim ao sacerdócio. Tocado pelo abandono das crianças, sem escola e sem educação religiosa, São João Leonardo fundou a “Companhia da Doutrina Cristã”, visando a catequese das crianças, assim como instituiu a “Congregação dos Clérigos Regulares da Mãe de Deus”, com o carisma correspondente a educação popular e promoção da vida sacramental.

Depois de voltar da piedosa romaria que fez para o Santuário de Nossa Senhora de Loreto, São João Leonardo passou em Roma, onde fundou a “Propaganda da Fé”, como local de formação do Clero em terras de missão e assistência às vítimas da peste. Amigo de vários outros santos, como São Felipe Néri, São José Calazans e São Camilo de Léllis, testemunhou que grandes renovações na Igreja e fora, partem de grandes corações apaixonados por Jesus e pela humanidade.

São João Leonardo partiu para a glória no ano de 1609, ao consumir-se na assistência à Jesus Cristo na pessoa de inúmeros doentes.

São João Leonardo, rogai por nós!

Formações

Maria nos ensina o caminho da Humildade

Jesus em Sua caminhada realizou muitos milagres, curas, libertações e ensinou muita coisa aos seus discípulos e àqueles que se dispunha a ouvi-lo. Mas, apenas em um momento...

Porque chamamos Maria de Nossa Senhora ?

“Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?” (Lc 1, 43) Nós Católicos afirmamos com muita segurança: Maria é Nossa Senhora. É comum ver esta...

A PALAVRA DE DEUS conduz minha vida!

A palavra de Deus é viva e eficaz. Quando nos deixa­mos ser conduzidos pela Palavra de Deus, os efeitos dela em nós gera vida, alegria, paz e segurança. Uma das primei­ras...

Como ler e entender a Bíblia

A Bíblia é uma carta de amor de Deus para nós! Ler e entendê-la, nos ajudar a caminhar na e segundo a vontade de Deus para nós. N´Ela encontramos TODAS as respostas para...

Setembro Mês da Bíblia

É possível conhecer o ‘pensamento’ de Deus? Qual seria o meio usado por Deus para se comunicar conosco? O ser humano não é fruto do acaso. É obra de Deus! O Criador...

Jovens e o Discernimento Vocacional

Para deixar uma parte da responsabilidade do discernimento vocacional para você, neste texto de hoje não vou colocar os textos bíblicos na íntegra, deixarei as citações,...

Vídeos   Vídeos

Web TV

Direção Espiritual para o Mês de Outubro

OUTUBRO é o mês missionário e do Rosário. Ofereço a você esta Direção Espiritual...