30ª Semana do Tempo Comum | Quarta-feira

Primeira Leitura (Ef 6,1-9)

Primeira Leitura (Ef 6,1-9)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

1Filhos, obedecei aos vossos pais, no Senhor, pois isto é que é justo. 2“Honra teu pai e tua mãe” — é o primeiro mandamento — que vem acompanhado de uma promessa: 3“A fim de que tenhas felicidade e longa vida sobre a terra”. 4Vós, pais, não revolteis os vossos filhos contra vós, mas, para educá-los, recorrei à disciplina e aos conselhos que vêm do Senhor. 5Escravos, obedecei aos vossos senhores deste mundo com respeito e tremor, de coração sincero, como a Cristo, 6não para servir aos olhos, como quem busca agradar aos homens, mas como escravos de Cristo, que se apressam em fazer a vontade de Deus. 7Servi de boa vontade, como se estivésseis servindo ao Senhor, e não a homens. 8Vós o sabeis: o bem que cada um tiver feito, seja ele escravo ou livre, tornará a recebê-lo do Senhor. 9E vós, senhores, fazei o mesmo para com os escravos. Deixai de lado a ameaça; vós sabeis que o Senhor deles e vosso está nos céus e diante dele não há acepção de pessoas.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

 

Responsório Sl 144(145),10-11.12-13ab.13cd-14 (R. 13c)

Responsório Sl 144(145),10-11.12-13ab.13cd-14 (R. 13c)

— O Senhor cumpre sempre suas promessas!

— O Senhor cumpre sempre suas promessas!

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

— Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.

— O Senhor é amor fiel em sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou.

Evangelho (Lc 13,22-30)

Evangelho (Lc 13,22-30)

— Aleluia, aleluia, aleluia.

— Pelo Evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. (2Ts 2,14)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”

Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão”. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós do lado de fora começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.

26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora.

29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há muitos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

 

Santo Evaristo - Papa e Mártir

Grego de Antioquia, mas nascido em Belém. O pai judeu era chamado Judas, também nascido em Belém. O testemunho de Evaristo é acolhido pelo Martirológio Romano, que escreveu precisamente: “Em Roma, santo Evaristo, Papa e Mártir, que, sob o Imperador Adriano empurpurou com o seu sangue a Igreja de Deus”.

Evaristo tornou-se Papa (quarto ou quinto sucessor de Pedro) por volta do ano 97. Santo Irineu e Santo Eusébio indicam-no como sucessor de São Clemente. Governou a Igreja por cerca de nove anos.

No exercício de seu Pontificado, aparecem duas lendárias disposições tomadas por ele: a distribuição dos sacerdotes de Roma nos vinte e cinco títulos ou igrejas paroquiais da cidade, que teriam sido instituídas por São Cleto. São Pedro já havia estabelecido sete diáconos, Evaristo decidiu que os diáconos estivessem ao lado do bispo enquanto este pregava e proclamava o prefácio da Missa, para testemunhar (em caso de necessidade), a ortodoxia e também para conferir maior solenidade à celebração.

Não se sabe muitos detalhes sobre seu Pontificado, mas, segundo algumas tradições, Evaristo teria morrido como mártir sob o império de Trajano. Foi enterrado próximo ao corpo do bem-aventurado Pedro, no Vaticano.

Santo Evaristo, rogai por nós!

Referência:
Livro Um santo para cada dia – Mario Sgarbossa – Luigi Giovannini 

Fonte: Canção Nova