O Mês Missionário Extraordinário foi convocado pelo Papa Francisco em 22 de outubro de 2017, após a Oração do Angelus, com o objetivo de “nutrir o ardor da atividade evangelizadora da Igreja ad gentes”. A celebração também servirá para festejar o centenário da Carta Apostólica do Papa Bento XV “Maximum Illud”, sobre o trabalho desenvolvido pelos missionários no mundo.
Terça-feira, 1º de outubro de 2019, memória de Santa Teresa do Menino Jesus, na Basílica Vaticana, às 18 horas, o Santo Padre o Papa Francisco, presidirá a oração litúrgica das Vésperas por ocasião do início do Mês Missionário.
O Mês Missionário Extraordinário foi convocado pelo Papa Francisco em 22 de outubro de 2017 após a Oração do Angelus, com o objetivo de “nutrir o ardor da atividade evangelizadora da Igreja ad gentes”. Disse o Santo Padre na ocasião:
“Hoje celebra-se o Dia Missionário Mundial, sobre o tema “A missão no coração da Igreja”. Exorto todos a viver o júbilo da missão dando testemunho do Evangelho nos ambientes onde cada qual vive e trabalha. Ao mesmo tempo, somos chamados a ajudar afetuosamente, com a assistência concreta e a oração, os missionários que partem para anunciar Cristo a quantos ainda não o conhecem. Recordo também a minha intenção de promover um Mês Missionário Extraordinário em outubro de 2019, com a finalidade de nutrir o ardor da atividade evangelizadora da Igreja ad gentes. No dia em que se comemora a memória litúrgica de São João Paulo II, Papa missionário, confiemos à sua intercessão a missão da Igreja no mundo.”
A celebração também servirá para festejar o centenário da Carta Apostólica do Papa Bento XV Maximum Illud, sobre o trabalho desenvolvido pelos missionários no mundo.
O mês de outubro é caracterizado pela Igreja Católica por propor o impulso nas atividades missionárias. Começa com a memória litúrgica de Santa Teresinha do Menino Jesus, 01/10, Padroeira das Missões.
Inicialmente o mês de outubro foi escolhido também como mês das missões para recordar o descobrimento do continente americano, segundo as POM (Pontifícias Obras Missionarias).
Todo cristão deve ter consciência da necessidade de evangelizar e anunciar o nome de Cristo.
O mês de outubro também é dedicado ao Rosário, pelo dia de Nossa Senhora do Rosário (07/10). Nos recorda que todo missionário, bem como toda a Igreja, tem Maria a Mãe de Deus, como auxiliadora e companheira na missão.
Para as Vésperas do dia 1/10, Monsenhor Guido Marini, Mestre de Cerimônia Litúrgicas do Summo Pontificie, enviou uma notificação, por mandado do próprio Santo Padre:
Aos Patriarcas, Cardeais, Arcebispos, Bispos e todos aqueles que, de acordo com o Motu Proprio “Pontificalis Domus”, compõem a Capela Pontifícia e desejam participar na celebração litúrgica, usando o seu próprio hábito coral, é pedido que estejam às 17h30 no Altar de Confissão, para ocuparem o lugar que lhes foi indicado pelas Cerimônias Pontifícias.
Fonte: vaticannews.va/pt/