Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus no paraíso, aconteceu o primeiro pecado e por ele a morte entrou no mundo. Mas Deus nos criou para a vida, somos imagem e semelhança do criador! O Pai nunca nos abandonou, desde então procura salvar-nos. Inicialmente mandou a Lei por Moisés, depois os profetas, tendo como figura central Elias. Por fim, quando o tempo se completou, enviou a nós seu próprio filho, Jesus, para destruir a morte e seu reinado. Pela morte e ressurreição de Jesus recebemos vida!
No Ano Litúrgico da Igreja temos como centro a celebração da Páscoa, vivendo a “Grande Semana”, o mistério inesgotável de sua paixão, morte e ressurreição. A Semana Santa é aberta com a missa de Ramos, dos gritos de Hosana do povo que acolhe o Rei. Jesus institui a Eucaristia e o Sacerdócio na Quinta-Feira Santa, é traído e entregue a seus algozes, sofre injusto julgamento e padece sobre Pôncio Pilatos, foi entregue à morte dolorosa na cruz na Sexta-Feira da sua Paixão. Com o corpo chagado de Jesus foram crucificados todos os nossos pecados, ali, elevado no madeiro, Cristo se entrega a vontade do Pai. Mas a morte não foi capaz de detê-lo. Glorioso ressuscita no Domingo Santo de Páscoa, por isso passamos o Sábado Santo em vigília, aguardando nosso redentor. É de fato a vitória da vida sobre a morte. Jesus vence! Aleluia! O que fora destruído pelo pecado, com sua morte na cruz Jesus nos religa ao Pai.
Não tenha nenhum tipo de ilusão: nossa salvação foi paga com um alto preço, o preço da cruz! Não deixe ninguém te iludir com outra proposta de salvação. Por isso somos convidados a viver de forma intensa a Semana Santa, caminhando com nosso Salvador os passos do calvário. Quem não está disposto a morrer com Jesus para este mundo não poderá com Ele cantar seu Aleluia de eternidade. Há quem tenha medo de reviver a morte de Jesus. Não caia nesta tentação! O Sacrifício de Cristo não foi em vão, seu sangue não foi derramado por nada. Jesus morreu numa cruz com seu coração pulsando de amor por você. Não seja ingrato! Viver a Semana Santa é celebrar a passagem da morte para a vida, da escravidão do pecado para a alegria dos que foram salvos.
Que o tempo Quaresmal te auxilie a viver com toda intensidade a Semana Santa, a preparar-se para celebrar dignamente o grande mistério pascal. Da árvore da cruz brota para nós grandes frutos de vida eterna.
Paulo Franco Machado
Fiel Oblato da Comunidade Coração Fiel