Abençoarei as casas em que se achar exposta e for venerada a Imagem do Meu Coração

Jesus-dando-a-bençãoA palavra venerar significa: dedicar reverente respeito e deferência a, ter grande consideração. Um filho venera seu pai.

A palavra adoração é definida pelo Catecismo da Igreja Católica como: Adorar a Deus é reconhecer, com respeito e submissão absoluta, o ‘nada da criatura’, que só por Deus existe.

Certa vez foi me dirigida à palavra de um protestante me acusando de idólatra por causa das imagens que temos na Igreja Católica pelo mundo todo. Eu disse, que o que Deus proíbe verdadeiramente é a idolatria. Seja ao dinheiro, ao corpo, ao poder, é isso que Deus abomina. Perguntei ao rapaz, se você olha para imagem/estátua de um saldado na praça de uma cidade, o que vem a sua mente? Ele disse: bravura, guerra, batalha, heroísmo. Imediatamente concordei com ele.

Eu fiz outra pergunta: Você já foi à praia de Ipanema no Rio de Janeiro? Ele afirmou que sim balançando a cabeça. Perguntei: O que você pensou ao ver a estátua de Tom Jobim na praia de Ipanema? Ele sorriu e respondeu: No Brasil, bossa nova, arte. Começou a cantar ‘Olha que coisa mais linda mais cheia de graça’. Sorrimos juntos e ele me olhou assustado. Sem perder tempo eu disse: É isso! Quando eu vejo a imagem, estátua, estampas em  camisetas, foto do Sagrado Coração de Jesus eu não os adoro, vem a minha mente e ao meu coração; amor, salvação, amor, ressurreição, amor, libertação, amor. Vem… ‘Ninguém te ama como eu, olhe pra cruz foi por te,  porque te amo’. O silêncio foi a resposta.

Qual o sentido das imagens, estampas do Sagrado Coração em nossos lares, comércios, igrejas e praças? É uma lembrança.

A palavra sacramento significa isso: sagrado momento, sagrada memória, sagrada lembrança. Os sacramentos nos lembram que somos sagrados. Hoje mais que nunca precisamos  que nossas casas tenham objetos e gestos que nos lembrem que somos feitos para o céu. Hoje mais que nunca é urgente a entronização do Sagrado Coração em todos os lares, católicos ou não. Ao entronizar o Sagrado Coração de Jesus no lar supõe não só ter a sua imagem, mas receber o Coração Fiel de Jesus dentro do nosso coração infiel.
Ao receber a imagem do Sagrado Coração de Jesus em sua casa. Ao receber Jesus em sua casa. Ele mesmo quer abençoá-la. ‘Abençoarei as casas em que se achar exposta e for venerada a Imagem do Meu Coração’. Ele mesmo quer repetir o que disse a Zaqueu: ‘Hoje veio a salvação a esta casa’ (Lucas 19, 9).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *