Celebrando a Semana Santa

A Semana Santa é o grande retiro espiritual das comunidades eclesiais,convidando os cristãos à conversão e renovação de vida. É a semana mais importante do ano litúrgico,quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão,morte e ressurreição de Jesus Cristo.

O ponto alto da Semana Santa é o tríduo Pascal(ou tríduo Sacro)que se inicia com a missa vespertina da  quinta-feira Santa e se conclui com a Vigília Pascal,no sábado Santo. Os três dias formam uma só celebração,que resume todo o mistério pascal. Nas celebrações da quinta à noite e da sexta-feira não se dá a benção final;ela só será dada,solenemente, no final da Vigília Pascal.

QUINTA-FEIRA SANTA– Neste dia celebra-se a instituição da Eucaristia e do sacerdócio ministerial. de manhã acontece acontece a Missa do Crisma,onde os sacerdotes renovam suas promessas e,neste dia celebra-se também, a missa do lava-pés. Esse gesto procura transmitir a mensagem que o cristão deve ser humilde e servidor.

SEXTA -FEIRA SANTA– A Igreja contempla o mistério do grande  amor de Deus pelos homens. Ela se recolhe no silêncio,na oração,e na escuta da palavra divina,procurando entender o significado profundo da morte do Senhor. Neste dia não há missa. À tarde acontece a celebração da Paixão e Morte de Jesus,com proclamação da palavra,a oração universal,a adoração da Cruze a distribuição da Sagrada Comunhão.

Nesse dia a igreja pede o sacrifício do jejum,da abstinência de carne,como ato de homenagem e gratidão a Cristo,para ajudar-nos a viver intensamente esse mistério,e como gesto de solidariedade com tantos irmãos que não tem o necessário para viver.Mas a semana Santa não se encerra com a sexta-feira,mas no dia seguinte quando se celebra a vitória de Jesus. Só há sentido em celebrar a Cruz quando se vive a certeza da ressurreição.

VIGÍLIA PASCAL– Sábado Santo é dia de “luto”,de silêncio e de oração. A igreja permanece junto ao sepulcro,meditando no mistério da morte do senhor e na expectativa de sua ressurreição. Durante o dia não há missa,batizado,casamento,nenhuma celebração. À noite, a igreja celebra a solene Vigília Pascal,a “mãe de todas as vigílias”,revivendo a ressurreição de Cristo,sua vitória sobre o pecado e a morte. a cerimônia é carregada de ricos simbolismos que nos lembram a ação de Deus, a luz e a vida nova que brotam da ressurreição de Cristo.

fonte: Site Catequese Católica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *