Como faço para ouvir Deus?

Esta é uma pergunta bastante interessante! Muitas vezes nós mesmos nos indagamos: “como saber se realmente é Deus quem fala comigo?” ou :” Será que escuto Deus ou apenas vozes do meu interior? Porque Deus falaria comigo? Sou tão cheio (a) de pecados!”. Quantas indagações podem surgir a partir dessa pergunta. Logo no inicio da Bíblia podemos encontrar “E Deus disse…” (Conf. Gn 1, 30), Se continuarmos a ler e a meditar percebemos que Deus fala com Seu povo, seja através de sinais, seja através dos profetas! Deus Fala! A própria Bíblia é Deus falando conosco. Não sei você, mas eu já me deparei, muitas vezes, com situações bem complicadas, em que eu pensava: “agora já não tem mais jeito” ou “meu Deus o que eu vou fazer” e, de repente, através da própria palavra encontro resposta! Quantas vezes diante do medo Deus disse: “Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Estarei contigo para onde fores.” (conf.jos 1,9)  ou diante das dificuldades, da falta de esperança: “no mundo haveis de ter aflições. Coragem. Eu venci o mundo!” (conf. Jo 16,33).

Deus sempre fala conosco, Ele está sempre perto. “Não estou só, o pai está comigo.” (conf. Jo 16,32). Quantas vezes em meio à tristeza que quer nos roubar o sorriso, ouvimos: “Alegrai- vos Sempre no Senhor…” (Conf. Fil 4) e assim por diante.

Deus está Sempre falando, seja através da palavra (Bíblia), através de um amigo, de uma mensagem, dos acontecimentos.  Deus sempre fala e não se cansa de mandar sinais. Deus deseja ser íntimo, estar próximo de nós! Precisamos aprender a viver essa intimidade com o Senhor. Uma maneira eficaz é através da oração. Precisamos buscar momentos para estar a sós com Deus, falar-lhe como um filho ao pai, o amigo fala ao outro amigo! Lembrando que oração é esse diálogo e é preciso falar, mas, mais do que falar é preciso escutar! Em um diálogo quando um fala o outro silencia, na oração é assim também! Falamos, esperamos, no silêncio, ouvir a voz de Deus!

Outra forma eficaz de ouvir a voz de Deus é através da Santa Igreja. Ela é o meio eficaz que Deus deixou para nós. É a casa do pai! É o lugar privilegiado onde o Senhor fala com todos os Seus filhos! Como disse acima, muitas vezes nos deparamos com nossas misérias e achamos que somos pecadores demais para Deus perder tempo com a gente. Isso é uma grande tentação, ou mesmo desculpa para nos afastarmos d’Ele. Basta conhecer a vida dos santos e veremos que eles também pecavam, mas sempre esperavam no Senhor!

Deus deseja cultivar, com cada um de nós, uma relação pessoal e íntima.  Precisamos rezar e pedir a ajuda do Espírito Santo, pois ele é o mediador e nos ensina a escutar e, nos capacita para colocar em prática aquilo que ouvimos de Deus!

Que o Senhor nos dê um coração aberto e ouvido atentos para escutarmos a Sua voz!

Amarília Freire

Missionária Consagrada

Comunidade Coração Fiel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *