Como surgiu a devoção ao Imaculado Coração de Maria

O Imaculado Coração de Maria é uma devoção mariana católica que ganhou grande destaque com as aparições de Fátima e encontrou o derradeiro reconhecimento mediante as revelações de Jesus Cristo à Beata Alexandrina de Balazar. Esta Devoção consiste na veneração do Coração da Santíssima Virgem Maria,mãe de Jesus. liturgicamente a festa do Imaculado Coração de Maria deve ser celebrada no sábado a seguir ao  segundo domingo de Pentecostes.

A devoção ao Imaculado Coração de Maria não é nova na Igreja porque tem as suas raízes mais profundas no Evangelho que muitas vezes faz referências ao Coração da mãe de Deus: “Quanto a Maria,conservava todas estas coisas,ponderando -as no seu Coração.”(Lc 2,19) ” Depois desceu com eles,voltou para Nazaré e erá – lhes submisso. Sua Mãe guardava todas estas coisas no seu Coração.”(Lc 2,51)

Os Santos Padres,os místicos da Idade Média,os teólogos e os Ascetas dos séculos seguintes,foram todos grandes devotos do Coração de Maria,como do coração de Jesus.

Mas,foi sobretudo São João Eudes (1601 – 1680), o grande promotor do culto litúrgico que se devia tornar em devoção e patrimônio comum dos fiéis o qual “movido de grande amor que o inflamava,para com os corações de Jesus e Maria,foi o primeiro que,não sem divina inspiração , pensou em tributar -lhes culto litúrgico. Da qual dulcíssima devoção deve considerar – se pai… doutor … e apóstolo” . Esta festa  tornou -se pública em 1648 , entrando assim na liturgia comum, e a partir daí muitos bispos autorizaram nas próprias Dioceses o culto do Coração de Maria .

Atos Mais importantes em favor da Devoção ao Imaculado Coração de Maria

Os dois atos mais importantes da Santa Sé em favor do Imaculado Coração de Maria foram :

1° A disposição de Pio VII (1805) , que a festa se pudesse conceder às Dioceses e Institutos Religiosos que a pedissem.

2° A Missa e o Oficio próprios aprovados por Pio IX (1855) , mas unicamente por aliquibuslocis ( algunas localidades).

Fonte : Diocese de Uruaçu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *