Sustentados pela fé!

2Em vários trechos da Bíblia percebemos o quanto essa virtude é preciosa para Deus: a fé! Na carta aos Romanos (Capítulo 4), o apóstolo Paulo cita várias situações, dentre elas o caso mais elogiado: virtude todos devemos trabalhá-la, isto é, lutar para que cresça e batalhar para que não esmoreça!

Como lutar para que nossa fé cresça? Em primeiro lugar é preciso ser sensível às coisas sagradas, respeitá-las. Buscar estar perto daquilo que me leva a Deus: os sacramentos (especialmente a missa e a confissão), as orações, a adoração, o rosário, a leitura da Bíblia, o jejum, a caridade.

Como impedir que a fé esmoreça? Treinando nosso coração na busca sincera pela conversão. Não basta sair do caminho mau, é preciso perseverar no caminho do bem e ir se assemelhando ao Senhor que é o Sumo Bem! Dominando nossos instintos pelo jejum e penitência. Melhorando nossa capacidade de enxergar o rosto de Jesus nas pessoas, especialmente aquelas que convivem conosco!

 E quando passamos por provações duras? E quando a tentação for mais cruel? Em ambos casos temos a oportunidade de ‘testemunhar a fé’. Quem não crê acaba desconfiando de Deus e se revoltando contra a vida. O que crê termina por abraçar a tentação e com ela a própria condenação. «Permanecei firmes na fé», disse São Pedro (1Pd 5,8-9a).

Como os apóstolos, repitamos a Jesus: «Aumenta a nossa fé»! (Lc 17,5). Com esse sustento seremos felizes aqui e na eternidade!

Pe. Delton Filho

Fundador da Comunidade Coração Fiel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *