Bispos Ordenantes

Conheça um pouco mais sobre os Bispos escolhidos por Monsenhor José Francisco para sua Ordenação Episcopal que acontece neste domingo dia 04 de Agosto, na Cidade de Uruaçu – GO.

Dom José Silva Chaves

Nascido na cidade de Domingos – GO em 1930, Dom José ingressou no Seminário de Goiânia, cursou Filosofia em Minas Gerais e Teologia no Seminário Santa Cruz em Silvânia – GO entre os anos 1949 e 1955. Foi professor e diretor de Ginásio. Também fez curso intensivo em Direito Canônico, Liturgia e Parapsicologia em São Paulo.
Ordenado padre em 08 de dezembro de 1955, já exerceu os postos de pároco em São Domingos (1956 a 1957), em Rialma (1957 a 1961) e em Uruaçu (1961 a 1967), e Vigário Geral de Uruaçu – GO (1965 a 1967).

No dia 29 de Novembro de 1967, foi nomeado bispo. A ordenação aconteceu dia 11 de Fevereiro de 1968 em Goiânia – GO. Suas atividades como Bispo foram: Bispo Auxiliar de Uruaçu (1968 a 1969); Administrador Sede Plena de Uruaçu – GO (1969 a 1976); Responsável pelos Religiosos do Regional Centro-Oeste; Membro da Comissão Episcopal para o Regional Centro-Oeste; Responsável pelo Conselho Interconfessional do Ensino Religioso do Estado de Goiás (CIERGO); Ensino Religioso e Pastoral da Educação; Presidente do Regional Centro-Oeste e também Vice-Presidente; Membro da Comissão Representativa da CNBB; Membro do Conselho Fiscal da CNBB; Bispo de Uruaçu (1976-2007). Fez sua renúncia por motivo de idade no dia 24 de Janeiro de 2007. Seu lema episcopal é Obedientia et Pax (Obediência e Paz).

Fonte:  Livro – Bispos do Brasil

 

Dom Messias dos Reis Silveira

Dom Messias dos Reis Silveira, nasceu em 1958, no dia 25 de dezembro, na cidade de Passos MG. No dia 11 de fevereiro de 1978 ingressou no Seminário Santíssimo Redentor, em Sacramento – MG, para cursar a 6a série (O seminário era dos padres Redentoristas). Depois foi transferido para Campinas – SP, onde cursou Filosofia na PUCCAMP. Retornou ao Seminário em 1988 na Diocese de Guaxupé, foi morar no Seminário Maria Imaculada em Brodowski – SP. Cursou Teologia no CEARP (Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto) pela diocese de Guaxupé.

Aos 02 de agosto de 1991 foi ordenado diácono na paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos, em Passos – MG. A pedido do bispo fez estágio pastoral passando um mês em várias paróquias da diocese. No dia 11 de agosto de 1992 foi ordenado presbítero na igreja matriz S. Sebastião, em Alpinópolis MG.

No dia 20 de dezembro em um encontro com o Núncio Apostólico que comunicou que Santo Padre, o Papa Bento XVI, havia nomeado bispo da diocese de Uruaçu – GO, A Ordenação Episcopal aconteceu no dia 11 de março de 2007, em Guaxupé – MG, no ginásio de esportes daquela mesma. Foi ordenado por Dom José Geraldo Oliveira do Valle, o qual na época era Bispo Emérito de Guaxupé. Foram Bispos Co-ordenantes Dom José Silva Chaves que na ocasião era Administrador Apostólico de Uruaçu e Dom João Braz de Aviz que era Arcebispo de Brasília. A posse canônica na Diocese de Uruaçu aconteceu no dia 25 de março de 2007, no Ginásio de esportes do Seminário São José.

Do exercício de seu ministério episcopal na Diocese de Uruaçu destacou: a implantação da pastoral presbiteral, do fundo de solidariedade entre o clero para ajudar no sustento dos padres que trabalham em paróquias menores sem recursos financeiros, o apoio à promoção vocacional, formação dos seminaristas, ordenação de vários sacerdotes, a elaboração de um plano de pastoral, o apoio às pastorais e movimentos, a implantação do diaconato permanente, a realização de visitas pastorais em todas as paróquias, o atendimento curial, o incentivo ao envolvimento dos leigos nas pastorais e movimentos, a implementação da comunicação diocesana, a administração do patrimônio diocesano, construção da Cúria Diocesana e do Centro Vocacional, as reformas da residência episcopal e do centro de treinamento de líderes, o apoio à construção e reforma de várias igrejas na diocese, a criação de oito paróquias, a grande realização do Bote Fé o qual reuniu cerca de 25.000 pessoas, a realização da primeira Visita Ad Limina durante a qual me encontrou com o Santo Padre, o Papa Bento XVI, e a realização de um retiro espiritual na Terra Santa com todo o clero da diocese, o apoio às romarias realizadas nos santuários diocesanos e muitos outros eventos, encontros, congressos, celebrações, visitas e ações sociais realizadas em comunhão com todo o clero e o povo de Deus presente no território diocesano.

Bispo referencial da Comissão Pastoral da Terra e da comunicação. Ao ser nomeado bispo iniciou também os preparativos para a ordenação. Dentre esses preparativos estava o da escolha do meu lema episcopal o qual foi tirado do Evangelho de João “Permanecei em mim” (Jo 15,4).

Fonte: dioceseteofilootoni.com.br

 

Dom Adair José Guimarães

Nascido na cidade de Mara Rosa – GO em 1960, Dom Adair ingressou, aos 20 anos, no Seminário de Brasília onde cursou o Ensino Médio e os primeiros anos do curso de Filosofia. Em 1982 concluiu o curso no Instituto de Filosofia João Paulo II, da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Ele também estudou Teologia, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Tem especialização em Direito Canônico Matrimonial, pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro.

Ordenado padre em 21 de dezembro de 1986, já exerceu os postos de pároco na Catedral de Uruaçu (1987 a 1998), na Paróquia Santo Antônio, em Mara Rosa (1999 a 2005) e na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Minaçu (GO). Adair foi, também, reitor do Seminário de Uruaçu; responsável pela Pastoral Vocacional e da Juventude na Diocese; coordenador diocesano de pastoral; presidente da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-teológicos do Brasil (OSIB), entre outras funções.

No dia 27 de fevereiro de 2008, foi nomeado bispo pelo papa Bento XVI para a Diocese de Rubiataba-Mozarlândia. A posse, como terceiro bispo da diocese aconteceu no dia 25 de maio de 2008. O papa Francisco o transferiu para a Diocese de Formosa (GO) no dia 27 de fevereiro de 2019. Sua posse canônica aconteceu no dia 1º de junho do mesmo ano. Como prelado já assumiu as funções de Juiz Presidente do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Goiânia; membro da Equipe de Formação do Seminário Interdiocesano de Goiânia e bispo referencial para a liturgia no Regional Centro-Oeste. Seu lema episcopal é “Faça-se a tua vontade” (Fiat voluntas tua).

Fonte: cnbbco.com

Mons. José Francisco fala sobre a escolha dos Bispos Ordenantes. Ouça aqui:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *