Celebre um Feliz Natal em família

O Natal é um tempo que as luzes se acedem, as ruas ficam enfeitadas, as famílias se repunem e, observem, as pessoas ficam mais sensíveis, abertas a solidariedade. A troca de presentes entre familiares e amigos é muito comum e, muitas empresas abrem suas portas para as famílias de seus colaboradores realizando festas e dando cestas básicas e brinquedos para as crianças. Mas o natal é isso? Como devemos celebrar o Natal? Qual o verdadeiro sentido do
Natal? Como o celebramos no seio de nossas famílias?

Já ouvi muita gente dizer ‘eu não gosto do dia de natal’, porque será? Muitos trazem a lembrança de uma infância pobre, reuniões de família cheia de bebidas e às vezes confusões e brigas por excessos na bebida e infelizmente, nas drogas também. Triste olhar essa realidade, uma festa que deveria ser CELEBRADA, torna-se, para muitos, ocasião de pecado e dores.

A proposta que trago para você é de celebrar um Natal diferente. Rezado, meditando. Enfim, proponho que celebra um feliz Natal em Família! Isso mesmo, um feliz e santo Natal em família e, isso é possível! Contemple o presépio como a Família de Nazaré se preparou para receber o Menino Jesus, perceba a simplicidade do ambiente e a presença dos anjos e do povo simples ao redor da manjedoura. Observe José ao lado de Maria, a pobreza, mas também a santidade do ambiente. É assim que devemos celebrar o nosso Natal! Com simplicidade, aguardando, preparando o momento da chegada do Menino Jesus, com oração (que tal participar, em família, da Novena de Natal?), todos juntos, aguardando ansiosos, a chegada do Emanuel, pode ter a ceia e troca de presentes sim, mas isso não pode e nem deve ser o principal, mas sim que Jesus nasça no coração de cada um, que Ele seja o centro. Participe da Missa da noite, vá em família, todos juntos. Preparem-se também juntos para viver este momento. Rezem diante da arvore de Natal, louvem ao Senhor, coloquem juntos, a imagem do Menino Jesus na manjedoura e busquem compreender a grandeza desse momento. Leiam a Palavra de Deus e, lembre-se que mais do que um tempo de festa, o Natal constitui uma verdadeira oportunidade de encontro com Deus.

No nascimento de Jesus se manifesta a graça do Verbo encarnado, que se fazendo homem igual a nós, veio habitar na terra para experimentar “as alegrias e esperanças, as tristezas e as angustias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem.” O nascimento de Jesus traduz a certeza de que não estamos sozinhos neste mundo. Deus vem ao nosso encontro e faz novas todas as coisas, anunciando-nos uma grande alegria!

Desejo que você celebre um feliz Natal em família, confiando na graça e simplicidade de um pequenino bebê que veio para nos salvar.

Pe. Delton Filho

Fundador da Comunidade Coração Fiel

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *