Solenemente a Igreja celebra neste final de semana, no 20º Domingo do Tempo Comum, a Assunção de Nossa Senhora, a glorificação de Maria, elevada ao céu em corpo e alma.

Muquém, um povoado pertencente ao município de Niquelândia, no interior de Goiás, o Santuário dedicado a Nossa Senhora da Abadia, vive essa Solenidade com um júbilo maior, com um amor maior, e essa festa, essa alegria, se repete a 273 anos.

A Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, aqui é chamada de: ‘Dia da Santa’, ‘Dia de Nossa Senhora da Abadia’, ‘Dia da Padroeira’, ‘Dia da minha Mãe’, ‘Dia da Festa do Muquém’, ‘Dia de Nossa Senhora da Abadia de Muquém’. É assim que o Romeiro descreve esse dia 15 de Agosto. Esta Solenidade nos faz recordar que Maria, a primeira redimida pelo Cristo em vista da sua Divina missão, foi também a primeira glorificada em corpo e alma nos céus. O dogma da Assunção de Nossa Senhora, proclamado pelo Papa Pio XII em 1950, através da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus: A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial”.

A palavra “dogma” quer dizer “verdade. Dogma é uma verdade definitiva, imutável, infalível e absolutamente segura sobre a qual não se pode pairar nenhuma dúvida. Uma vez proclamado solenemente, nenhum dogma pode ser revogado ou negado, nem mesmo pelo Papa. Com este texto, não queremos de maneira alguma, negar o dogma, não é isso, só queremos expressar nosso sentimento, nosso amor à Nossa Senhora da Abadia de Muquém. Então por favor, entenda bem, entenda com amor, o que vamos escrever agora, entenda como um verdadeiro Romeiro de Nossa Senhora da Abadia. Romeiro que já a 70 anos, todo dia 15 de Agosto está no Santuário de Muquém.

Quem vem a Muquém, os romeiros que caminham 45 km na Rodovia da Fé, quem visita e reza no Santuário de Nossa Senhora da Abadia de Muquém, aquele que deixa seu ramo no mastro da Santa, piedosamente coloca sua vela na cruz em frente ao Santuário, quem toca a ‘fita’, passa em frente o nicho com a Imagem milagrosa da Mãe da Abadia, quem celebra a Missa, reza o Oficio da Imaculada Conceição, faz sua adoração e recebe a Benção do Santíssimo, tem a impressão de que Nossa Senhora não subiu ao céu, mas dia 15 de Agosto, 273 anos atrás, ELA VEIO MORAR NAS MONTANHAS, NAS TERRAS, NO SANTUÁRIO DE MUQUÉM.

VIVA NOSSA SENHORA DA ABADIA DE MUQUÉM, VIVA!