Nossa Diocese de Uruaçu se prepara para viver e Celebrar o Ano Vocacional 2023, com o início no dia 20 de novembro, às 19h, na Catedral Imaculado coração de Maria. Na ocasião todas as paróquias são convidadas a rezarem neste mesmo dia e horário em comunhão com nosso bispo a Abertura oficial.

Teremos uma programação de Atividades a serem realizadas neste período com adorações, partilhas, encontros vocacionais em família, e um grande sinal será a visita da Imagem de Nossa Senhora mãe rainha das Vocações em todas as paróquias, a imagem ficará uma semana em cada paróquia com toda uma programação de atividades para vivenciar com ela nestes dias

Com o tema “Vocação: Graça e Missão” se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, conforme o Documento Final de nº 78.

O centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo. E este encontro sustenta e alimenta o chamado diário que Cristo nos faz. Só partir do Encontro se dá a perseverança e concretude da reposta.

“Vocação” é iniciativa de Deus, é mistério, é graça, é experiência de encontro com Jesus, é fascínio e alegria, é assombro, é sensibilidade ao apelo, é inconformidade, é resposta pessoal, é envolvimento comunitário, é missão, é tarefa, é serviço, é disposição para o sacrifício, é entrega da vida, é coragem e determinação, é esperança e convicção firme, é testemunho de fé.

E o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33) fala do coração e dos pés. Recorda os discípulos de Emaús. O coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com o Cristo.

Que em nossa Diocese o Ano Vocacional ajude cada fiel a acolher o chamado de Jesus como graça e missão, seja uma oportunidade para que mais e mais corações ardam e que todos se coloquem em Caminho. Pois Cristo Chama e caminha conosco, e espera de nós uma resposta generosa!

Que todos nós Diocesanos, Povo de Deus Orante, queridos irmãos Sacerdotes, Consagrados, Religiosos e religiosas, nos envolvamos nesta tão exigente e árdua Missão de promover Vocações.

Pois esta é a nossa missão: tornar Cristo conhecido e amado.

Pe. Ricardo Henrique Silva
Pastoral Vocacional Diocesana

 

Fonte: Diocese de Uruaçu