Quando nossa comunidade surgiu a quase 12 anos, além do recurso ao exemplo do então falecido Papa João Paulo II, todos nós nos debruçamos em prece suplicando a intercessão de São José. Na ocasião eu pude escrever uma novena que se tornou nossa prece comunitária através da meditação a respeito do adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Os católicos não adoram os santos. Adoramos somente a Deus! Não temos outro mediador entre nós e o Pai a não ser Jesus Cristo. Só Jesus é o mediador entre Deus e os homens (1Tim 2,5). Mas e entre os homens e Jesus? Temos os santos! Podemos recorrer aos santos e implorar favores divinos. Os santos ‘conversam’ com Jesus a nosso respeito, a essa atitude chamamos: intercessão. Assim como um subalterno não fala diretamente ao presidente da empresa, mas sim ao seu gerente, na vida espiritual podemos recorrer a ‘amigos mais adiantados na fé ‘(santos) para pedirem por nós junto a Cristo. Dentre todos os santos que podem falar de nós a Cristo há um lugar privilegiado para Nossa Senhora que é a Mãe biológica Dele. Depois dela Maria Santíssima o ser humano mais próximo de Jesus foi seu pai adotivo: São José.
O propósito máximo da vida de São José foi ‘ser o servo mais íntimo’ de Jesus Cristo, o verbo encarnado. Por quase 30 anos José acompanhou, protegeu e assistiu a Jesus Cristo que crescia em virtude, sabedoria e graça (Lc 2, 52). Na atitude de ‘servo’ São José soube ser obediente. Por várias vezes teve a visita do Anjo que o instruía quanto ao que fazer diante da gravidez de Nossa Senhora, a perseguição de Herodes e o momento de retornar a Nazaré. Em todas as circunstâncias são José foi ‘obediente’. Um servo de verdade não deve desprezar essa virtude: a obediência. Em cada etapa da missão que São José assumiu, conseguiu cuidar perfeitamente de Jesus e Maria. Além disso, é importante citar que sua qualidade de Servo não se resumiu apenas ao quesito obediência e zelo. Ele também soube ser ‘devoto’ perfeito. Consagrou toda sua vida a serviço do Senhor: o sono, o descanso, o trabalho, os sofrimentos… Sempre fiel em seus deveres, sacrificou-se totalmente em favor de Nosso Senhor e Nossa Senhora. Hoje podemos rezar: “ São José louvo a Deus por ter feito de vós o Servo Fiel e Justo. Confiado na providência de Deus e conhecendo sua Santa vontade, sede meu intercessor em minhas necessidades corporais e espirituais, para imitar vossa generosidade e para alcançar a graça de ser, também eu, servo fiel a Deus! : São José, rogai por nós!” (Novena de São José, Pe. Delton Filho).
Reze conosco a novena de São José neste link
Seu irmão.