A palavra FIAT é originária do latim, e significa “Faça-se”. Essa palavra foi dita pela Virgem Maria em seu diálogo com o Anjo Gabriel que começa no versículo 26 e termina no versículo 38 do capítulo 01 do evangelho de São Lucas. Texto que se torna o centro da liturgia na celebração da Solenidade da Anunciação do Senhor, solenidade essa que difundiu-se na época de Justiniano, no século VI e foi introduzida na Igreja romana pelo Papa Sérgio I no final do século VII com uma solene procissão na basílica de Santa Maria maior, na qual os mosaicos do arco do triunfal são dedicados à divina maternidade de Maria, proclamada Theotokos do Concílio de Éfeso (ano 431).

A Santíssima Virgem disse o seu FIAT para a Santíssima Trindade. Faça-se em mim, ela respondeu ao anjo que trouxe nos lábios os planos de Deus Pai. Faça-se em mim ela disse ao Espírito que a envolveu completamente e inteiramente. Faça-se em mim ela disse ao Verbo Eterno que se fez carne no seu Ventre.Maria é toda da Santíssima, por que foi toda dócil ao projeto da Santíssima Trindade. Toda a vida de Maria foi um sim, um“fiat”, um ato de abandono perfeito, total, à Vontade do Pai Celeste. Nossa Senhora diz sempre: “fiat”; sim, sempre sim, ó meu Deus! Não há mais perfeito modelo de abandono. Se o abandono é a expressão mais alta do amor, é o auge da perfeição possível neste mundo, Nossa Senhora é nosso grande exemplo de abandono e perfeição.

Para você que quer querer o que Deus quer e fazer o que Deus faz, você nunca conseguirá, eu repito, nunca conseguirá sem a Virgem Santíssima. Maria é o exemplo de vocação acertada, vida feliz. Maria é o exemplo de sim hoje, amanhã e sempre.

Quer ‘acolher’ Jesus? Imite Nossa Senhora.Quer amar Jesus? Imite Nossa Senhora.Quer ser missionário de Jesus? Imite Nossa Senhora.Quer sofrer por amor a Jesus? Imite Nossa Senhora.Quer carregar a cruz a exemplo de Jesus? Imite Nossa Senhora.Quer chegar ao céu e viver com Jesus sua eternidade?

Imite Nossa Senhora.