Falta um dia para “O Dia da Santa” Nossa Senhora da Abadia de Muquém. A Virgem da Abadia de Muquém é celebrada dia 15 de agosto, no mesmo dia que Igreja celebra a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora.
O fato ocorrido na vida de Maria de Nazaré, proclamado como dogma de fé, ou seja, uma verdade doutrinal revelada por Deus à Sua Igreja, pois tem tudo a ver com o mistério da nossa salvação. Assim definiu o Papa Pio XII em 1950 através da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus: “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial.”
Em Muquém, tudo se volta para essa expectativa. Amanhã é “o dia da Santa”, é assim que o Romeiro nomeou esse dia. Amanhã é dia de ‘gritarmos’, Viva Nossa Senhora da Abadia! VIVA! Amanhã é o dia sagrado em que muitos romeiros, ‘pagam suas promessas’, ‘cumprem os seus votos’. Amanhã é dia da Coroação de Nossa Senhora da Abadia. Amanhã seria o dia, e infelizmente não acontecerá, em que os romeiros, diriam, hoje eu preciso ir, ‘nos pé de N’Senhora da Badia’, eles abreviam a frase, mas a fé é grandiosa. Amanhã seria dia da solene procissão, dos fogos, como esquecer das pétalas de rosas e da multidão em torno do andor.
Dia 14 de agosto em Muquém, é um dia de expectativa para a GRANDE CELEBRAÇÃO DO ANO. Essa espera feliz, alegra os nossos corações e nossos lábios que repetem o dia todo:
AMANHÃ É DIA DE NOSSA SENHORA DA ABADIA!