Aproxima-se o início do tempo da Quaresma, que no Brasil também é aprofundada com a Campanha da Fraternidade, cujo lançamento oficial se dará no dia 2 de março. Algumas festas, porém, são celebradas neste âmbito do tempo de conversão, a caminho da Páscoa. Uma delas é a Festa da Cátedra de São Pedro, comemorada neste dia 22 de fevereiro, terça-feira.

Qual o sentido de se celebrar tal festa?

O Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, explica que tal festa trata-se de uma comemoração importante, pois “revela que a Igreja, tal como querida por Jesus, é uma comunhão ordenada, tendo Pedro à frente”.

Na Sagrada Escritura, por diversas vezes, a missão de Pedro dentro da comunhão da Igreja aparece como única. O nome de Pedro encabeça a lista dos Apóstolos. É Pedro quem fala com Jesus em nome dos demais Apóstolos. Jesus promete fundar sobre o Apóstolo a sua Igreja, cuja estabilidade não seria jamais ameaçada, e entrega, particularmente a Pedro, as chaves do Reino dos Céus (cf. Mt 16, 16-19). Jesus também roga pela fé de Pedro, em particular, a fim de que o príncipe dos Apóstolos confirme os irmãos na fé (cf. Lc 22, 31-32) Jesus, depois da Ressurreição, ainda aparece confirmando a singular missão pastoral de Pedro ao lhe confiar seus cordeiros e ovelhas (cf. Jo 21, 15-17). Pedro também aparece discursando ao povo em nome do colégio dos Apóstolos (cf. At 2, 14ss.).

Ademais, o cardeal Orani salientou que a tradição dos primeiros tempos da Igreja confirma, de diversos modos, o papel único de Pedro no seio da comunhão da Igreja. Ele sublinha que, a Cátedra de Pedro, é o símbolo da missão magisterial que o Apóstolo recebeu do próprio Cristo. “Os ensinamentos de Pedro procuram atualizar os ensinamentos de Jesus. A missão de Pedro é a de fazer com que o mistério do Filho de Deus, – Caminho, Verdade e Vida –, seja conhecido e amado pelos homens. Nesse sentido, estar em comunhão com o magistério autorizado de Pedro é estar em comunhão com a doutrina de Cristo. O antigo ditado latino expressa muito bem este sentimento: “Ubi Petrus, ibi Ecclesia” – Onde está Pedro, está a Igreja”, diz.

O que é a Cátedra de Pedro?

Cardeal Orani enfatiza que o Apóstolo Pedro tem nos Papas seus legítimos sucessores. “A cidade de Roma foi honrada pela presença e pelo martírio de São Pedro, que assim a consagrou como Sede Apostólica. Nós honramos a Sede de Pedro com o carinhoso e respeitoso título de Santa Sé”, explicou.

“A Cátedra de Pedro é hoje ocupada pelo Papa Francisco. Ao longo da história, Deus mesmo é quem sustenta a Igreja na terra e o Papa que está à sua frente. A Cátedra de São Pedro foi ocupada por inúmeros nomes ilustres e santos, que se distinguiram seja pelo zelo pelas coisas de Deus, pela preservação e transmissão da sã doutrina, pela missão, pela sabedoria ou pelo serviço da caridade”.

O que a festa da Cátedra de São Pedro pode despertar em nós?

Na festa da Cátedra de São Pedro, dom Orani pede que façamos a Deus uma prece de louvor e agradecimento. “Deus caminha conosco. Jesus é nosso irmão. O Espírito da Verdade guia a Igreja, a fim de que a obra de Cristo sempre produza frutos. Aliás, a promessa de Jesus foi exatamente esta: “Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade […]” (Jo 16,13)”.

“Renovemos, pois, a nossa fé e a nossa gratidão. O ministério de Pedro e de seus sucessores, os Papas, é um verdadeiro dom para a comunhão dos irmãos em Cristo. Sabemos que existe na Igreja uma instância autorizada, guiada pelo Espírito, para ser sinal de nossa unidade e interpretar autenticamente a Mensagem de Jesus. Esta não ficou entregue ao vento, mas foi confiada à Igreja, que tem em sua base a “Pedra” escolhida por Jesus como sólido fundamento”.

CNBB