Logo da JMJ Lisboa Foto (JMJ Lisboa)

Faltam pouco mais de 15 dias para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, que acontece entre de 1º a 6 de agosto, em Portugal. Grupos de jovens vão partir de todo o Brasil rumo a Portugal para viver essa experiência do encontro com com o Papa Francisco e com jovens do mundo inteiro. Por todo o Brasil, a juventude já começa a se preparar para a viagem e as arquidioceses e dioceses brasileiras celebram missas de envio para jovens.

Neste domingo, 16 de julho, a primeira missa será na arquidiocese de Brasília, às 10h30, na Catedral Metropolitana, presidida pelo arcebispo, cardeal Paulo Cezar Costa e concelebrada pelo bispo auxiliar e referencial para a juventude, dom Denilson Geraldo.

De acordo com a arquidiocese de Brasília, a estimativa é de que cerca de 500 jovens viajem a Lisboa para participar do evento. “Eles são oriundos de diversos movimentos, grupos, serviços e paróquias da arquidiocese e se prepararam durante alguns meses, alguns até anos, para participarem da JMJ”, destaca o site da arquidiocese.

A arquidiocese informou ainda que o Setor Juventude pretende divulgar uma programação própria com encontros com o cardeal Paulo Cezar Costa que estará em Lisboa participando da Jornada.

Em Curitiba (PR), a missa de envio com uma bênção especial aos jovens que vão peregrinar na JMJ será às 11h, na paróquia Santo Antônio, no bairro Boa Vista, com transmissão pelo canal da arquidiocese de Curitiba no Youtube.

Já, os cerca de 50 peregrinos da arquidiocese de Juiz de Fora (MG) que marcarão presença no encontro da juventude vão celebrar a missa de envio às 16h, na catedral de Juiz de Fora. A celebração será presidida pelo arcebispo, dom Gil Antônio Moreira.  De acordo com a arquidiocese, os jovens partem para a Europa entre os dias 22 e 24 de julho. Antes de participarem da JMJ em Lisboa, dois grupos passarão por Milão, Assis e Roma, na Itália, e em Fátima, já em Portugal. A outra comitiva juiz-forana percorrerá cidades de França e Espanha antes de chegarem ao solo lusitano.

Jovens brasileiros em unidade

Os jovens da arquidiocese de Aracaju (SE) vão participar da missa de envio da JMJ 2023, no sábado dia  22 de julho. A Celebração será às 19h30, na paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, presidida pelo arcebispo emérito, dom José Palmeira Lessa.

No domingo, dia 23 de julho é a vez da juventude da arquidiocese de São Paulo (SP) celebrar a missa de envio às 11h, na catedral da Sé, em São Paulo, com a réplica dos símbolos da JMJ, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora.

E não para por aí, na segunda-feira, 24 de julho, é a vez dos jovens da arquidiocese de Londrina se reunirem na missa de envio. A celebração será presidida pelo arcebispo, dom Geremias Steinmetz, às 19h30, na paróquia São José Operário – Decanato Oeste.

Juventude abençoada

Em Belo Horizonte (MG), a missa de envio foi celebrada no último dia 9 de julho. A celebração ocorreu na Catedral Cristo Rei e foi presidida pelo arcebispo de BH e ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Na homilia, dom Walmor ressaltou a importância da Jornada Mundial da Juventude para Igreja, que fez uma opção preferencial pelos jovens: “A juventude é um broto de esperança. A Igreja precisa ser jovem para cuidar com rigor missionário de muitos que estão desistindo. O nosso segredo é em tudo partir de Cristo”, sublinhou o arcebispo.

Segundo a arquidiocese de BH, durante os últimos anos, esses jovens organizaram eventos em suas paróquias e buscaram ajuda de seus familiares para vivenciarem esta experiência do encontro com o Papa Francisco durante a JMJ, representando a arquidiocese de Belo Horizonte.

Na diocese de Jundiaí (SP), a missa aconteceu no dia 8 de julho, na Paróquia Nova Jerusalém, presidida pelo bispo diocesano, dom Arnaldo Carvalheiro Neto. Segundo a diocese, 300 jovens da diocese começam a embarcar no final de julho rumo a Lisboa, em Portugal, onde acontece o encontro com o Papa Francisco.

Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. É também um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário.

Desde a primeira edição, em 1986, em Roma, a Jornada Mundial da Juventude reúne milhares de jovens. De tempos em tempos, a JMJ é realizada em âmbito internacional, em uma cidade escolhida pelo Papa, sempre com a sua presença. Em 2013, o Rio de Janeiro foi a cidade anfitriã do JMJ. Na ocasião, milhares de pessoas vivenciaram esta experiência de fé, junto ao Papa Francisco.

Fonte: CNBB