O ano de 2020 ficará marcado para sempre em nossa memória e na história da humanidade. Os desacertos e incertezas da pandemia trouxeram à tona um fato por vezes ignorado: nossa vida é frágil! Em todo o mundo orações subiram ao céu e o nome do Senhor foi invocado como nunca. Há, porém, um número grande de pessoas que está atravessando esse tempo sombrio com uma convicção e força impressionantes!

Se a pandemia revela heróis e covardes, precisamos dar visibilidade àqueles que heroicamente estão testemunhando sua fé. O Senhor nosso Deus jamais abandona seus filhinhos. Como Pai que é, desde sempre o Senhor Deus deixou-nos sua Palavra como ‘segredo eterno revelado’. Quando o salmista afirma: “O que me anima na aflição é a certeza: vossa Palavra me dá a vida, ó Senhor!”(Salmo 118,50), está manifestando uma realidade consoladora: Deus não fica mudo diante do grito dos que sofrem.

A Bíblia é a companhia mais fiel nas diversas etapas da vida. Bendito aquele que entendeu isso e transcorre seus dias sobre essa terra, guiado pela Palavra de Deus. Do nascer ao por do Sol somos sustentados pela graça do Senhor. Seria injusto tapar os ouvidos para Sua Voz. Aliás, sempre que rejeitamos os conselhos e exortações do Senhor, padecemos da pandemia do pecado, que gera morte eterna.

Em nossa comunidade temos o hábito do Estudo diário da Palavra de Deus. Trata-se de uma regra para a saúde da alma. Assim como todos precisamos nos sentar à mesa para almoçar ou jantar, precisamos nos aproximar da ‘mesa da palavra’ para que sejamos nutridos pela Voz de Deus. Na missa, temos acesso à mesa da eucaristia e a mesa da palavra. É uma forma de oferecer o sustento necessário para a vida que Jesus nos prometeu. Antes de ir à missa, meditamos os textos da liturgia. Temos o costume de escolher um versículo para vivê-lo durante o dia. É como se fosse um lembrete diário para enfrentar os desafios que batem à nossa porta. O Estudo da palavra, o versículo do dia, a preparação atenta para a participação da liturgia eucarística são elementos que podem fortalecer o ser humano em todas as situações.

Nesse tempo de vírus mortal, precisamos da Palavra Imortal! Faça você também a experiência de iluminar o seu dia a dia com a Palavra de Deus nosso Senhor. Como uma verdadeira terapia, sua existência transbordará a presença do Senhor. Jesus mesmo afirmou: sereis meus amigos se guardardes as minhas palavras!