Vocação quer dizer chamado, apelo, convite. É uma iniciativa amorosa de Deus, dirigida a toda pessoa humana, seja em particular, seja em grupo, em vista da realização de uma missão ou serviço em favor de uma comunidade. Vocação é um chamado que exige uma resposta. Trata-se de um grande mistério, pois geralmente a voz de Deus chega até nós de surpresa e de mansinho. Ela age dentro do coração, aquece o nosso interior, inquieta o nosso ser e nos impulsiona a dar passos em uma nova direção, amando a Deus e aos irmãos.

O Papa Francisco destaca que “toda vocação exige um êxodo de si mesmo para centrar a própria existência em Cristo e no seu Evangelho… Não devemos ter medo. Deus nunca nos abandona… Nenhuma vocação nasce por si, nem vive para si. A vocação brota do coração de Deus e germina na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno” (Papa Francisco) Necessitamos dar passos para a concretização de nossa vocação e crer que o Senhor estará sempre no controle de tudo. Vejamos, por exemplo, uma semente quando é lançada na terra, o próprio Deus que cuida de tudo! Ele dá água, nutrientes e luz solar na medida certa! E assim a semente germinará! É um milagre! Não somos capazes de compreender! Não entendemos, mas é obra de Deus! Como Deus está presente, todos os milagres acontecem de forma natural Os frutos só virão se a semente for transformada! Se nos apegamos à semente, a obra não acontecerá! “Se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer produz muito fruto” (Jo 12,24).

Dessa forma, para compreendermos nossa vocação, precisamos desapegar das coisas mundanas que nos prendem e deixar o Senhor nos conduzir e cuidar de nós. E para que nossa vocação seja frutífera, necessitamos fixar “nossas raízes” no Coração de Jesus e absorver d’Ele tudo o que necessitamos para nos mantermos de pé. Tudo o que fizermos será pouco diante do que Deus espera de nossa resposta. Poderá até nos custar o nosso próprio sangue. Isso mesmo! Nosso sangue regará a semente a fim de que a árvore cresça e frutifique.

Por tudo isso, clamamos: VEM ESPÍRITO SANTO! Vem em auxílio a nossa fraqueza! Precisamos entender a voz de Deus e compreender nossa vocação! Concede-nos confiança e coragem para dar passos! Necessitamos escutar e compreender a voz do Senhor que chama! É chegado o tempo dos frutos! E a árvore que não der frutos será cortada! Por isso, não permita, Senhor, que nós deixemos o tempo passar! Mesmo que ainda não compreendemos totalmente o nosso chamado ou que ainda tenhamos muito medo, necessitamos sair de nós mesmos e dar passos! Queremos ir aonde o Senhor nos mandar! EIS-NOS AQUI, SENHOR, PARA FAZER A TUA VONTADE!