No dia 09 de novembro aconteceu no Centro de Treinamento de Lideranças a reunião do Clero, pensando em algumas necessidades pastorais em relação ao presbitério.

A Pastoral Presbiteral, assim como as demais pastorais em nível diocesano, não teve como realizar as atividades propostas para este ano (Reuniões mensais; Dia de oração pela santificação do clero; Passeio do clero; Convivência do clero com seminaristas; Atualização do clero…) , no entanto, sabe-se que a graça de Deus vai além da condição humana e sustenta o bom propósito da vocação.

Durante o encontro Dom Giovani Carlos bispo Diocesano proferiu uma palavra de gratidão pela acolhida na diocese, da sua caminhada de conhecimento da realidade diocesana e deu alguns indicativos sobre a missão da pastoral presbiteral e do perfil do coordenador da mesma.

Procedeu com a eleição do novo coordenador da Pastoral Presbiteral sendo eleito Pe. Cléber Alves, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Abadia em Niquelândia, que atuará com os membros da pastoral presbiteral no cuidado com os presbíteros.

“A pastoral presbiteral, entendida como ação planejada da Igreja, incentivada pela CNBB e motivada pelos Encontros Nacionais de Presbíteros (ENPs), é o cuidadoso acompanhamento pessoal e comunitário, integral e orgânico da Igreja particular aos seus presbíteros, devendo neles estimular a alegria de serem discípulos missionários de Jesus Cristo, servidores do povo, segundo o exemplo do Bom Pastor”. (doc.da CNBB 93 n. 368).

A ocasião também foi de agradecer e saudar ao Mons. Agamenilton Damascena que em breve será Ordenado bispo para a Diocese de Rubiataba-Mozarlândia.

Foram feitas diversas homenagens.

Monsenhor Agamenilton comentou “não mais farei parte deste presbitério, terei um presbitério, fica a saudade… É um partir. Agradeço as palavras, os presentes… Levarei a recordação de suas virtudes”. Terminou nomeando uma qualidade de cada presbítero.

Pe. José Adeenes Vigário Geral da diocese e até então coord. da pastoral presbiteral conduziu toda a reunião e agradeceu a todos os padres pelo tempo que esteve a frente desta pastoral. Dom Giovani fez a oração final e agradeceu a todos os sacerdotes pela presença.

 

 

Diocese de Uruaçu