A União Mundial das Organizações Femininas Católicas (UMOFC), através do Observatório Mundial das Mulheres (WWO), lança, nesta terça-feira, 27, uma Escola Sinodal com uma série de conteúdos formativos. Os seminários serão on-line e disponibilizados em espanhol, inglês e francês até o dia 29 de fevereiro.

Com o tema: “A missão das mulheres na Igreja Sinodal”, cada um dos encontros contará com a presença de duas relatoras que participaram na XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2023: uma representante leiga e uma religiosa.

Entre as palestrantes estão as duas religiosas, escolhidas pelo Papa Francisco, como presidentes delegadas da Assembleia Sinodal, Momoko Nishimura, do Japão, e Maria Dolores Palencia, do México; a jornalista moçambicana, Sheila Pires; a religiosa da UISG, Maria Cimperman, dos Estados Unidos; a filósofa Anne-Béatrice Faye, do Senegal; a professora australiana, Susan Pascoe, e as leigas Eva Fernandez, da Espanha, e Sandra Chaoul, do Líbano.

O projeto tem o objetivo principal de informar e aprofundar, junto com os participantes da Assembleia sobre o andamento do caminho sinodal e os conteúdos fundamentais do capítulo 9 do Relatório de Síntese da primeira sessão da Assembleia Sinodal: “As mulheres na vida e na missão da Igreja”. A iniciativa consiste também na aplicação da metodologia sinodal na Igreja, com atenção especial à plena participação das mulheres.

Fonte: Canção Nova