O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), realiza nesta quinta-feira, dia 10, a partir das 14 horas, a mesa de debates Setembro Amarelo: Valorizando a Vida e Prevenindo o Suicídio.

O evento virtual, conduzido pela Superintendência de Saúde Mental e Populações Específicas da SES-GO), marca as atividades do Setembro Amarelo e visa a questão do suicídio, os fatores que podem desencadear o problema, o agravamento dos transtornos mentais durante o longo período de pandemia e isolamento social e as formas efetivas para a prevenção aos atentados contra a própria vida.

A mesa de debates integra o projeto Violências em Cena, desenvolvido pela Coordenação de Atenção à Saúde de Pessoas em Situação de Violências, Migrantes e Sistemas Socioeducativos. O evento virtual é aberto à participação das pessoas interessadas em ampliarem seus conhecimentos sobre o tema. A mesa de debates pode ser visualizada pelo link https://meet.google.com/rsp-hjyf-swu.

O evento terá a participação de profissionais e autoridades com vasta experiência no assunto, entre eles Fernando José, voluntário do Centro de Valorização à Vida (CVV) de Goiás; Ana Maria Souza, psicopedagoga da Coordenação de Prevenção e Promoção à Saúde Mental; Isabel Clímaco Mattos, psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do Jardim Novo Mundo; Sávio Teixeira, médico psiquiatra, preceptor da Residência em Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG) e Paula Santos, coordenadora de Atenção à  Saúde de Pessoas em Situação de Violências, Migrantes e Sistemas Socioeducativos.

As notificações do Ministério da Saúde (MS) revelam que o suicídio é um tema que merece atenção por parte das autoridades e profissionais de saúde em Goiás. Os dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), do MS, mostram que, entre os anos de 2008 e 2017, por exemplo, foram notificados no território nacional 4,35 casos de suicídio por 100 mil habitantes. Em Goiás, no mesmo período, a taxa foi de 5,22 por 100 mil habitantes. Em 2017 – ano mais recente dos dados contabilizados – a taxa de mortalidade no Brasil foi de  6,01 e em Goiás, 7,29.

Paula Santos, coordenadora de Atenção à  Saúde de Pessoas em Situação de Violências, Migrantes e Sistemas Socioeducativos da SES-GO, relata que os profissionais da área de saúde mental  preveem um aumento de notificações de suicídio neste ano, devido ao avanço dos casos de transtornos mentais relacionados à pandemia de Covid-19. Ela destaca que a SES-GO não tem medido esforços em promover a atualização profissional das equipes por meio de cursos e seminários.

A profissional da Secretaria da Saúde de Goiás informa, ainda, que os centros de saúde existentes em todos os municípios goianos são porta de entrada para o atendimento dos problemas de saúde mental. Caso seja constatada a necessidade, os pacientes são encaminhados para unidades especializadas, entre as quais, os Caps, ambulatórios de saúde mental e organizações não-governamentais.

Serviço:
Governo de Goiás promove evento virtual sobre prevenção ao suicídio
Quando: Às 14 horas de quinta-feira, 10 de setembro
Onde: https://meet.google.com/rsp-hjyf-swu.

Foto: Divulgação