Cardeais se reúnem novamente à tarde para continuidade do Conclave. Próximas fumaças são aguardadas a partir das 12h30 (horário de Brasília).
Cidade do Vaticano – A manhã desta quinta-feira, 8 de maio, foi marcada pela emissão de fumaça preta na chaminé instalada no telhado da Capela Sistina, indicando que os cardeais ainda não alcançaram consenso quanto à escolha do novo Sucessor de Pedro. A fumaça foi vista por volta das 6h50, no horário de Brasília, durante a segunda rodada de votações do Conclave.
O sinal, observado por milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro e por veículos de imprensa de todo o mundo, confirma que nenhuma das propostas obteve os dois terços dos votos necessários para a eleição do novo Pontífice, conforme estabelecido pelas normas do Conclave.
Encerradas as votações matutinas, os 133 cardeais eleitores retornaram à Casa Santa Marta. A próxima sessão de votações está prevista para a parte da tarde, com o traslado dos cardeais ao Palácio Apostólico programado para as 10h45, também no horário de Brasília.
De acordo com o cronograma habitual do Conclave, é possível que novas fumaças sejam emitidas após as 12h30 e por volta das 14h. Caso a fumaça seja branca, anunciará ao mundo a eleição do novo Papa, acompanhada da solene proclamação “Habemus Papam”.