Na próxima sexta-feira, 8, o Papa Francisco visitará a Paróquia de São Pio V, no bairro Aurelio, em Roma, para celebrar a iniciativa quaresmal de oração e reconciliação chamada “24 horas para o Senhor”. A celebração eucarística terá início às 16h30 (no horário local).

O evento começa na sexta-feira, 8, e percorre todo o sábado, 9, véspera do 4º Domingo da Quaresma, sendo celebrado nas dioceses do mundo inteiro. Paróquias e comunidades cristãs são convidadas a manter as igrejas abertas por 24 horas, para que os fiéis permaneçam em adoração e também tenham a oportunidade de se confessarem. O próprio Francisco, inclusive, deve ouvir as confissões de alguns paroquianos em Roma.

A iniciativa trata-se de um momento de oração e reconciliação durante o período da Quaresma desejado pelo próprio Pontífice e promovido pelo Dicastério para a Evangelização, que está em sua 11ª edição. O lema escolhido para este ano foi “Caminhar numa vida nova” (cf. Rm 6,4).

O objetivo da iniciativa, segundo o pró-prefeito do Dicastério, Dom Rino Fisichella, é colocar o Sacramento da Reconciliação novamente no centro da vida pastoral da Igreja, “Esse é o centro da mensagem do Evangelho: a Misericórdia de Deus, que nos dá a certeza de que diante do Senhor ninguém encontrará um juiz, mas, sim, um pai que o acolhe, o consola e também lhe mostra o caminho da renovação”, afirmou.

Dicastério disponibiliza subsídio

Um subsídio litúrgico-pastoral foi disponibilizado em preparação às 24 horas para o Senhor. O texto contém desde uma reflexão sobre o Sacramento da Reconciliação até a abordagem da oração pessoal através da Palavra de Deus, além de sugestões para a celebração em comunidade com a catequese do Papa Francisco sobre o perdão. O material pode ser baixado gratuitamente através do site do dicastério: www.evangelizatio.va.

Fonte: Canção Nova