Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), cruz peregrina e ícone mariano, estão na diocese de Coimbra neste mês de abril.

No Domingo de Páscoa, a Imagem de Nossa Senhora “Salus Populi Romani” sobrevoou a cidade do centro de Portugal numa iniciativa da Unidade Pastoral Portas de Coimbra.

Foi uma “visita pascal aérea”, de cerca de 60 minutos, por toda a cidade, com o ícone mariano anunciando a Ressurreição de Jesus.

O avião tinha “uma grande faixa”, onde se podia ler: ‘Aleluia! Há pressa no ar! JMJ 2023’.

Na varanda do Piso 1 do Aeródromo Municipal de Coimbra, o bispo de Coimbra proferiu uma Mensagem Pascal, abençoando a iniciativa, revela a Agência Ecclesia.

Em terra, a cruz peregrina da JMJ integrou a tradicional visita pascal na Paróquia de Trouxemil, transportada pelos Bombeiros Voluntários de Coimbra.

Recordemos as palavras do bispo de Coimbra à reportagem da jornalista da Agência Ecclesia, Lígia Silveira, no dia da chegada dos símbolos da JMJ à cidade dos estudantes no domingo 2 de abril.

D. Virgílio Antunes espera que este seja um momento de renovação que dê luz e esperança.

“Nós gostávamos que fosse um momento forte de renovação da humanidade. Nós somos uma pequenina parte, mas acreditamos que temos também um papel a desenvolver na renovação da humanidade que precisa tanto de luz, entusiasmo, esperança, amor, justiça e paz. E os símbolos são abertos. Embora sejam uma marca cristã específica, mas são abertos aos homens e mulheres de boa vontade que querem fazer algo de comum uns com os outros”, afirmou.

O bispo de Coimbra sublinhou ainda as propostas culturais durante a passagem dos símbolos da JMJ e que abrem a diocese ao diálogo com os jovens universitários.

A Agência Ecclesia falou na ocasião com vários jovens. Madalena Mendes é de Penela e destacou a fé viva e partilhada que a presença dos símbolos permite.

Pedro Martins, é da paróquia de Santo António dos Olivais de Coimbra e sublinhou a possibilidade da descoberta da fé.

Ana Sousa é da paróquia de Pombal e revelou a sua satisfação por já estar a sentir as Jornadas a acontecer.

Mariana Martinho, é a Coordenadora do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Coimbra e referiu que a peregrinação dos símbolos mexe com as pessoas e muda perspetivas.

No próximo dia 30 de abril a diocese de Coimbra entregará os símbolos da JMJ à diocese de Leiria-Fátima.

A Rádio Vaticano e o Vatican News continuam a acompanhar a preparação da Jornada Mundial da Juventude que decorrerá de 1 a 6 de agosto em Lisboa.

Laudetur Iesus Christus

 

Fonte: Vatican News