Era dia 08 de setembro, festividade da Natividade de Nossa Senhora, quase meio-dia, hora do Angelus, quando fui surpreendido pela visita de Deus. Recebi um telefonema de Mons. Massimo, oficial da Nunciatura Apostólica no Brasil. Ele me comunicou a nomeação de minha pessoa pelo Papa Francisco para ser bispo da diocese de Rubiataba-Mozarlândia. Com o coração saindo pela boca, imediatamente vi neste fato o chamado divino. Pedi ao monsenhor um tempo para rezar, consultar meu diretor espiritual e responder a Deus que comigo falava por meio do seu Vigário.

No dia seguinte, respondi: por Cristo, com Cristo e em Cristo, com o auxílio de Nossa Senhora da Glória, aceito.

Aqui estou, diante de vocês, eu pobre pecador, alcançado pela misericórdia divina, com o coração aberto para partir em missão. Quero ser instrumento de Deus para que a porção de seu povo de Rubiataba-Mozarlândia tenha vida e a tenha em abundância (Jo 10,10). Expresso minha gratidão ao Papa Francisco pela confiança em mim depositada e sua solicitude pastoral para com a diocese para onde a Igreja me envia.

Agradeço a Dom Giovani por me acolher, fazer-se próximo a mim e me acompanhar nas primeiras horas deste meu momento histórico no qual sou envolvido pelo mistério divino de uma maneira inesperada.

Diletos irmãos e irmãs diocesanos: nosso bispo emérito, Dom Chaves, presbíteros, diáconos, religiosas, leigos consagrados, seminaristas e demais fieis leigos, enfim, família diocesana de hoje e de ontem, muito obrigado por colocarem o talento de vocês a serviço do Reino de Deus e cooperarem com o Espírito Santo na geração de pessoas novas. Eu sou uma delas. Vocês formaram em mim o amor pela Igreja, corpo místico de Cristo, o Povo de Deus a caminho do Reino definitivo. Que o Senhor deixe o testemunho de caridade, fé e esperança de vocês sempre estampado diante de mim, sobretudo nas horas de provação. Vocês me fazem querer ser mais santo. Muito obrigado por tudo.

À minha família e aos demais amigos também expresso a minha gratidão por todos os dons oferecidos ou compartilhados comigo.

Saúdo fraternalmente cada bispo, especialmente os bispos da Província Eclesiástica de Goiânia e demais bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB com quem trabalharei mais de perto. Sinto-me feliz por em breve fazer parte, sacramentalmente, do Colégio Episcopal. A fraternidade vivida entre os senhores quando fui administrador diocesano me encoraja a abraçar a missão. Contem comigo.

Espero em breve de lhes oferecer as informações sobre a ordenação episcopal e tomada de posse.

Que Deus, por intercessão do Imaculado Coração de Maria, abençoe a todos.

Fraternalmente,

Mons. Francisco Agamenilton Damascena
Bispo eleito da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia