Ao passar do tempo, milhares de pessoas abraçaram a fé cristã e deixaram ser moldados e santificados pelo Espírito Santo de Deus. São os santos e beatos, pessoas que se tornaram sinais da ação da graça divina, testemunhas da presença de Deus na história, modelos para nossa vida cristã. Pessoas que entenderam que, para ser uma nova criatura, precisamos morrer para as nossas motivações humanas e crescer na fé em Jesus Cristo. Só assim, encontraram a verdadeira felicidade e a salvação em Cristo Jesus. Como São Paulo, puderam dizer: “Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20).

Várias pessoas se santificaram através da espiritualidade e do ensinamento de santos antecessores. Literalmente, andaram nas pegadas dos santos. São João Paulo II percebeu o chamado do Senhor lendo os escritos de São João da Cruz. Tornou-se o grande mensageiro da Divina Misericórdia ao aprofundar nas experiências místicas de Santa Faustina. Santa Teresinha do Menino Jesus se santificou no Carmelo de Lisieux, através dos ensinamentos de Santa Teresa de Jesus. São João Bosco mergulhou na espiritualidade de São Francisco Sales. E vários santos se inspiraram na história de vida de São Francisco de Assis. Dentre eles, quero lembrar um santo dos nossos tempos, São Pio de Pietrelcina.

E no mês de outubro último, foi beatificado um garoto que promete ser uma inspiração para muitos jovens dos dias de hoje. Trata-se de Carlo Acutis, um jovem que morreu de leucemia no ano de 2006. Carlo Acutis conheceu a história de São Francisco de Assis e tomou a decisão de seguir as pegadas do santo, especialmente no amor pela Eucaristia, na devoção mariana e na caridade com os mais pobres. Segundo o Papa Francisco, o Beato “não se acomodou numa imobilidade confortável, mas colheu as necessidades do seu tempo, porque viu o rosto de Cristo nos mais frágeis. O seu testemunho mostra aos jovens de hoje que a verdadeira felicidade se encontra pondo Deus em primeiro lugar e servindo-O nos irmãos, especialmente nos últimos” (Angelus do dia 11/10/2020). O Beato Carlo Acutis é o exemplo que a santificação é possível também aos jovens de hoje. São os santos de camiseta e calça jeans!

Dessa forma, nós precisamos recuperar a verdadeira motivação de seguirmos Jesus Cristo. Chegou a hora de abraçarmos nossas cruzes e vencermos as imaturidades na fé. Andar nas pegadas do Beato Carlo Acutis significa sermos santos na faculdade, na academia, no trabalho, nas redes sociais… Jovens que se divertem e curtem ambientes sadios, sem ser mundanos. Jovens que nasceram para serem santos nos dias de hoje! O chamado a santidade é para todos nós! Deus tem o melhor para nós! Portanto, sigamos as pegadas dos santos!