Um dos maiores desafios de qualquer pessoa disposta a atingir metas ambiciosas, é saber dizer os “nãos” necessários ao longo de sua trajetória. Um estudante precisará dizer “não” a um convite tentador para uma festa; um atleta precisará dizer “não” a alimentos não saudáveis ou com potencial de diminuir o seu rendimento em uma competição importante; um empreendedor precisará dizer “não” toda vez que receber pedidos descabidos. Assim é a vida. Muitas vezes, dizer “não” é mais do que preciso; é imprescindível, não importa o quão chato isso possa parecer.

Um único sim pode mudar completamente o rumo da sua caminhada e fazer você mais feliz, do que sequer imaginava ser possível. O mundo precisa de um sim na hora certa; de um sim divisor de águas; de um SIM em letras maiúsculas, de tão poderoso. Todavia, por mais que seja fundamental dizer “não” quando oportuno, a verdade é que TUDO começa com um SIM. Um único sim pode mudar completamente o rumo da sua caminhada e fazer você mais feliz, do que sequer imaginava ser possível.

Se temos de dizer “não” de vez em quando, é justamente porque decidimos dizer sim para algo maior e mais relevante. Existem vários tipos de sim que podem mudar nossa vida. Da mesma forma, ao dizer sim para servir a Deus é dizer “não” para o que não vem de Deus. Perceba que, ao dizermos sim para decisões do nível das que acabamos de mencionar, precisaremos necessariamente dizer “não” para outras, muitas vezes menos significativas.

Todos sabemos que dói dizer tantos “nãos”. Para administrar melhor os sentimentos ruins que acompanham as respostas negativas, a pessoa precisa compreender que não se trata simplesmente de dizer “não” para a festa profana, para a bebedeira, para a comidas gostosas que comemos em excesso; trata-se, na verdade, de preservar o sim dito para compromisso anterior e mais valioso. Todo sim importante, é acompanhado de vários desses pequenos “nãos”. Nós todos precisamos ser sábios para reconhecer quando é hora de proferir um sim valioso. Não é razoável ter medo de dizer sim quando essa for a melhor opção, e não devemos nos tornar escravos do “não”.

Gosto muito da passagem bíblica que narra a caminhada de Jesus rumo a Jericó quando passou por um homem cego que estava pedindo esmolas. O filho de Deus se aproximou do cego e perguntou: “O que você quer que eu faça? ”. Ora, a resposta era um tanto óbvia; Jesus parecia até agir sem noção, se analisarmos friamente. Era claro que o cego desejava ser curado, mas Jesus queria ouvi-lo dizer isso. O homem respondeu: “Eu quero ver, Senhor”. Foi atendido. Essa história nos ensina que, às vezes, precisamos pedir algo formalmente, dizendo sim para o que queremos, ou nada vai acontecer. Diga sim mesmo que ele pareça óbvio no contexto.

Assim como Maria, não tenhamos medo de dizer ‘sim’ aos planos de Deus, não tenhamos medo de dizer sim ao chamado do Senhor!