O Papa Francisco escolheu o cardeal ganense Peter Kodwo Appiah Turkson para conduzir a Pontifícia Academia das Ciências e a Pontifícia Academia das Ciências Sociais.

 

O Papa, informa um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, nomeou chanceler da Pontifícia Academia das Ciências e da Pontifícia Academia das Ciências Sociais o cardeal ganense Peter Kodwo Appiah Turkson, 73 anos, prefeito emérito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. Ele sucede no novo cargo o bispo argentino Marcelo Sánchez Sorondo, que completará 80 anos no dia 8 de setembro e que ocupa estes cargos desde 1998.

Um longo serviço na Igreja

Arcebispo emérito de Cape Coast, Turkson é o primeiro cardeal nativo da República Gana. Foi ordenado sacerdote na Arquidiocese de Cape Coast em 20 de julho de 1975, na Catedral de São Francisco de Sales. Em seguida, especializou-se em Sagrada Escritura no Pontifício Instituto Bíblico de Roma, nos anos 1976-1980 para o mestrado, e nos anos 1987-1992 para o doutorado.

Nomeado por João Paulo II como arcebispo metropolitano de Cape Coast em 6 de outubro de 1992, foi ordenado bispo em 27 de março de 1993. Foi presidente da Conferência dos Bispos Católicos de Gana de 1997 a 2004, e depois de ocupar vários cargos, em 24 de outubro de 2009, ao término da II Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a África, da qual foi Relator Geral, Bento XVI o nomeou presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz.

Em 24 de setembro de 2013 o Papa Francisco o confirmou à frente do Dicastério, que posteriormente se tornou Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, do qual o cardeal Turkson é prefeito emérito desde 1º de janeiro de 2022.