Deus, Você e Eu: retiro para casais na comunidade Coração Fiel

Para além da união civil, cartório, festa e tantos adereços, o matrimônio gera uma “íntima comunhão de vida e de amor conjugal que o Criador fundou e dotou com suas leis. O próprio Deus é o autor do matrimônio.” CIC 1603. Antes mesmo do pecado original, Deus instituiu o matrimônio: “Por isso, o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne.” Gn 2,24. Portanto, viver o matrimônio na presença de Deus é uma exigência para os que desejam a felicidade plena nesta belíssima vocação.

 

Neste domingo, dia 20 de outubro de 2019, a comunidade Coração Fiel proporcionou aos 33 casais participantes do retiro a oportunidade de renovação na vida a dois a partir da Oração, levando à comunhão com Deus. Infelizmente muitos casais, ocupados com os filhos, trabalho e tantos problemas, acabam esquecendo-se de cuidar um do outro a partir da fé. Este retiro é um chamado aos casais a recolocarem a vida em ordem: Deus no centro! É um convite para retomar/começar a tomar suas decisões a partir da oração.

 

“A harmonia do casal e da sociedade depende, em parte, da maneira como se vivem entre os sexos a complementaridade, a necessidade e o apoio mútuos.” CIC 2333

 

Trazer Deus para o centro do casamento não é uma mera relação de pedir-receber, como se Deus tivesse certa “obrigação” de nos conceder suas graças. Viver a vida a dois tendo Deus no centro é submeter toda vida do casal a vontade de Deus! Mas é submeter tudo mesmo: dinheiro, trabalho, filhos, casa, vida sexual, afetividade, sonhos e planos, tudo debaixo da vontade de Deus. Quem faz esta experiência encontra a verdadeira felicidade, pois Deus sabe o que é melhor para nós! O casal só consegue responder aos desafios da vida quando vivem a partir da fé em Deus, vivida e experimentada.

 

“O casamento é a mais antiga revelação e ‘manifestação’ do plano de Deus no mundo criado”

São João Paulo II

 

Neste dia de retiro e oração, os casais tiveram a oportunidade de renovar diante de Deus a consciência da importância da oração do casal, orando um pelo outro e restaurando em Deus suas vidas de oração. “Se você não ora, isto é um suicídio espiritual”, afirmou a missionária consagrada Eliane Paz. Valorizamos tantas coisas, estudos, carreira, finanças, mas raramente nos preocupamos com nossa vida de oração e comunhão com Deus. Recomeçar a vida a dois a partir da oração é a melhor decisão que o casal pode tomar!

 

Confira neste vídeo um pouco do que aconteceu no retiro para casais:

Comunidade Coração Fiel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *