Férias: tempo de renovação física, mental e espiritual

Férias! A época tão esperada por toda pessoa que necessita de descanso, de novo vigor e repor suas energias!

Somos seres humanos, temos nossas limitações. Nosso corpo, mente e alma precisam de momentos de calmaria, reflexão, introspecção e repouso. Sem o descanso necessário, com o desgaste excessivo, as preocupações, as fadigas cotidianas e a movimentação da rotina diária, vamos ficando com o ânimo reduzido, sentimos dores, estresse,  ocorre a diminuição do rendimento e até mesmo o afastamento de atividades que antes eram satisfatórias.

Na nossa vida espiritual acontece da mesma forma. Podemos aproveitar o período de férias não somente para o descanso físico e lazer, como também para reabastecer a nossa fé, renovar nosso fervor na oração, nos fortalecer naquilo que percebemos ter fraquejado.

Precisamos diariamente de intimidade com Deus, descansar no Coração de Jesus, pois Ele acolhe e entende os nossos anseios e necessidades. Segundo o Evangelho de São Mateus, Jesus mesmo nos diz “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei (Mt 11,28).  Reservar instantes para falar com o Pai, mas também para ouvi-lo é essencial para o equilíbrio mental, para a harmonia e paz interior.

Ler a Sagrada Escritura e refletir aquilo que Deus quer nos comunicar, buscar a Adoração ao Santíssimo Sacramento, se preparar para uma boa confissão, realizar a leitura de livros que edificam a nossa fé e nos ajudam a crescer cristã e pessoalmente, pesquisar e ver filmes da vida de Santos que nos inspiram a também buscar a santidade, rezar o Santo Terço com os amigos ou com a família, participar de grupos de oração, participar da Santa Missa, ouvir músicas católicas que nos levam ao encontro com Deus. Essas são algumas atitudes que nos auxiliarão a viver férias diferentes, que nos darão frutos de enriquecimento pessoal e espiritual.

Também é muito importante e agradável propor tais ações em nossos círculos de convivência, nas ocasiões de lazer, fortalecer os vínculos familiares e de amizade, aproveitando estes ensejos para evangelizar com a própria vida. Como cita São João Paulo II na acolhida dos Jovens na JMJ em Denver em 12/08/1993:

           “Todo encontro entre os jovens católicos e outros jovens cristãos deve ser uma ocasião para descobrirem                      juntos, ainda mais plenamente, as riquezas da mensagem evangélica da vida e do amor”.

Assim, também nós podemos fazer de nossos encontros familiares e fraternos novas oportunidades de falar e viver o Evangelho. Que Deus abençoe suas férias e que você possa viver este período junto ao Coração d’Ele para retornar às suas atividades escolares, laborais e acadêmicas renovado física, mental e espiritualmente.

Fiel Oblata Aline da Silva Santana

Comunidade Coração Fiel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *