Mons. Francisco se apresenta ao Clero da Diocese de Ipameri e diz que vem para servir com alegria

Na sexta-feira (17) Mons. Francisco Rodrigues do Rêgo, visitou a Diocese de Ipameri, para a qual foi nomeado bispo, pelo papa Francisco, no dia 15 de maio. Ele foi acolhido, primeiramente, pelo Clero da Diocese, no Centro Diocesano de Formação Pastoral (CDFP), em Ipameri. Na ocasião, os sacerdotes, um diácono transitório e um seminarista, que estavam reunidos em Formação Permanente, se apresentaram ao seu novo pastor. Também se apresentou a Comunidade da Irmãs Filhas do Amor Divino.

Mons. Francisco, em sua apresentação, disse que o sim que ele deu à Igreja, acolhendo o pedido do papa de assumir a Diocese de Ipameri, nasceu unicamente da fé. “O sim que dei à Igreja não está fiado em conhecimento, muito menos de vontade própria de estar almejando um cargo, honraria. Da minha parte um sim que nasce da fé no Senhor, confiado na misericórdia divina, no chamado que ele fez”. O nomeado citou o sim de Maria Santíssima que não entendeu tudo o que Deus queria dela, mas pela fé disse ‘Eis-me aqui’. “E como Nossa Senhora eu digo: ‘Faça-se em mim segundo a tua Palavra’”.

Ainda com relação à nomeação, Mons. Francisco comentou que jamais buscou o episcopado como um objetivo de sua vida. “Nunca tive especulação qualquer que seja ela, estar mais perto de alguém para alcançar o episcopado, ter informação ou fazer algo que tivesse visibilidade para para tal objetivo e foi com muita surpresa da minha parte, e ao mesmo tempo com temor para não dizer medo que eu disse sim. O chamamento é divino. E digo aos senhores que foi movido pela fé que eu disse sim. Tudo é novo. Não só lugares, mas pessoas. Mas eu penso que é acolhendo as coisas de Deus que a gente vai compreender sem criar pré-conceitos”.

Em seguida, o Administrador Diocesano, Pe. Orcalino Lopes da Silva, agradeceu as palavras do Mons. Francisco dando boas-vindas a ele nesta Igreja particular. “Agradecemos a sua colocação. Com certeza foi motivo de muita alegria para todos nós desde o momento que foi anunciado pela manhã da quarta-feira, na Catedral. Por mais que pensássemos diferente, mas quando o Santo Padre anunciou e quando eu recebi a carta da sua nomeação, eu me senti muito feliz. Mesmo que a gente não tenha aquele conhecimento mais profundo, mas a gente já teve a alegria de poder encontrar com você outras vezes. Seja bem-vindo entre nós. O aguardamos no coração de Deus, rezamos para que Deus fizesse sua vontade, e nós o aguardamos com muita espiritualidade, tanto nas comunidades da Diocese como aqui na Catedral então, que você realmente seja bem-vindo e nós queremos preparar com alegria sua chegada oficial entre nós para que possamos traduzir a nossa grande alegria de tê-lo como nosso pastor. Que possamos fazer realmente uma caminhada como sempre o fizemos com os outros vários bispos que aqui passaram cada um com suas características, com seu jeito de ser, mas sempre procurando viver a comunhão e a participação”.

Os padres da Diocese de Ipameri também se apresentaram um a um ao bispo nomeado, dando boas-vindas a ele e desejando um frutuoso ministério. Ao meio dia foi servido o almoço e depois Mons. Francisco conheceu a Catedral de Ipameri, onde se ajoelhou em frente à Cátedra e rezou.

Fonte: www.diocesedeipameri.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *