São José Patrono da Comunidade Coração Fiel

Desde os seus primórdios, a Comunidade Coração Fiel tem um relacionamento especial com São José. Segundo as Sagradas Escrituras, São José foi escolhido por Deus para proteger Jesus, antes mesmo do Seu nascimento. São José manteve vivo o pequenino Coração de Jesus e O livrou do extermínio do rei Herodes (conf. Mt 2,13ss). O Coração de Jesus nos escolheu! Dessa forma, São José quis acompanhar e proteger nossa comunidade antes mesmo do nascimento dela. Quando ainda nem era chamada de comunidade, Pe Delton já dizia que “também a Associação Coração Fiel recorre à intercessão de São José. Diante da necessidade de cumprirmos fielmente nossa missão, o temos como um de nossos protetores e inspiradores” (Lv Novena a São José).

São José é o Patrono da Igreja. Como nossa comunidade é Igreja, podemos dizer que São José é o Patrono da Comunidade Coração Fiel. Em diversos pontos, nós devemos acolher São José como exemplo. Ao receber a missão de ser pai adotivo de Jesus, Ele deixou seus planos, desejos, vontades e passou a ser conduzido inteiramente por Deus. “José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa” (Mt 1,24).

Nós também devemos entregar nossos desejos e vontades nas mãos do Senhor e deixar Ele nos conduzir. Exemplo de pureza, São José disse SIM a uma vida inteiramente na castidade, mostrando que a vida sexual não é o mais importante para um homem. Assim, cada missionário da Comunidade Coração Fiel recorre a intercessão de São José na luta contra as tentações, conservando nossa pureza e castidade fiel. Necessitamos também santificar nosso trabalho e nossa missão conforme o exemplo de São José. Devemos buscar acolher de São José o espírito do trabalho diligente, silencioso e humilde, que ele mesmo ensinou o Menino Jesus na carpintaria de Nazaré.

Por tudo isso, gostaria que você se unisse a nossa comunidade nesta busca pela intimidade com São José. Segundo o Papa Francisco, “São José é o homem dos sonhos com os pés no chão”. Apesar das dificuldades do dia a dia, nós precisamos caminhar, a exemplo de São José, sem perder a capacidade de sonhar e de nos abrir ao novo, com confiança em Deus. “Não perder a capacidade de sonhar o futuro (…). Sonhar como sonham os jovens, que são sem pudor ao sonhar, e ali encontram um caminho. Não perder a capacidade de sonhar, porque sonhar é abrir as portas para o futuro. Ser fecundos no futuro” (Homilia do Papa Francisco, 18/12/2018).

Cláudio Chaves
Missionário Comunidade de Aliança

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *