Você conhece a Diocese de Ipameri?

Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo ordenado bispo hoje (04), foi eleito para a Diocese de Ipameri – Goiás. Conheça um pouco da história da Diocese que terá Dom José Francisco         como Pastor.

A Diocese de Ipameri foi criada em 11 de outubro de 1966 pelo Papa Paulo VI e instalada no dia 6 de dezembro do mesmo ano. Pertence à Província Eclesiástica de Goiânia e ao Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Localiza-se na região Sudeste do estado de Goiás e limita-se com a Arquidiocese de Goiânia (GO), a Diocese de Paracatu (MG), a Diocese de Patos de Minas (MG), a Diocese de Uberlândia (MG), e a Diocese de Itumbiara (GO). Depois do desmembramento da cidade de Cristalina, a população da Diocese de Ipameri, segundo os dados do IBGE (2001), é de 225.475 habitantes e área é de 22.947 km².

A cidade de Ipameri é a sede da diocese. Junto a ela, dezenove municípios formam essa Igreja particular: Anhanguera, Caldas Novas, Campo Alegre de Goiás, Catalão, Corumbaíba, Cumari, Davinópolis, Goiandira, Marzagão, Nova Aurora, Orizona, Ouvidor, Palmelo, Pires do Rio, Rio Quente, Santa Cruz de Goiás, Três Ranchos e Urutaí. A Catedral do Divino Espírito Santo (neo-gótica), inaugurada em 1926, é a sede da Diocese.

Dom Gilberto Pereira Lopes na Igreja Antiga

Seu primeiro bispo foi Dom Gilberto Pereira Lopes (1966 a 1975). O segundo bispo foi Dom Antonio Ribeiro de Oliveira (1975-1985). O terceiro foi Dom Tarcísio Sebastião Batista Lopes (1986-1996). Veio, depois, como Administrador Apostólico “sede plena”, Dom Geraldo do Espírito Santo Ávila, Arcebispo Militar do Brasil (1996-1999). O quarto bispo foi Dom Guilherme Antônio Werlang, que governou a Diocese por 18 anos (1999-2018). Na manhã do dia 21 de março, os sacerdotes que compõem o Colégio de Consultores da Diocese do Divino Espírito Santo, de Ipameri, se reuniram e elegeram Padre Orcalino Lopes da Silva como Administrador Diocesano.

Fonte: diocesedeipameri.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *