Uma ‘estrada’ sobre o Rio

Uma  ‘estrada’ sobre o Rio. Rio Camatiã abriga nas suas margens dezenas de comunidades ribeirinhas. Entre índios, amazonenses, pessoas de outros estados e também de outros países, como Peru e Colômbia. Estas famílias em geral tem muitos filhos, sendo assim existem muitas crianças nas comunidades.

Posso citar algumas comunidades que visitei pessoalmente: São Francisco Xavier, São José, Bom Jesus I, Nazaré, Monte Sinai, Monte Santo, Mangueira. Algumas com muitas famílias e outras com cinco ou até duas famílias. Algo que me chamou a atenção foi o transporte, barco, canoa, lancha, tudo transporte aquático. É sobre o Rio Camatiã que eles brincam, tomam banho, se alimentam, e também vem e vão para as cidades grandes como São Paulo de Olivença, Tabatinga, Amaturá e outras.

Aproximadamente 40 a 50 transportes sobem e descem todos os dias sobre o Rio Camatiã. Nós, acostumados com o asfalto, “Chão Preto”, aqui é “Água Preta”, pois essa é a cor das águas do Rio Camatiã. Não há estradas de terra, o Rio é a ‘estrada’ deste povo. É sobre ele que vai o médico e vem o prefeito, vai a índia e vem a ‘branca’, vai o jogador de futebol e vem a grávida, vai o aposentando e vem o recém-nascido, vai o tijolo para construção vem o peixe para ser vendido, vai a farinha, vem o remédio.

Para esse povo o Rio Camatiã é ‘vida’, é lazer, é trabalho é a ‘estrada’. Eu viajei sobre essa ‘estrada’ seis dias, visitei muitas comunidades, dezenas de famílias. Viajar nas águas do Rio Camatiã é uma mistura de beleza com aventura, é lindo! Viajar sobre o Rio Camatiã em missão, para evangelização é uma realização, um presente de Deus. Obrigado Senhor!

:: Comunidade Coração Fiel: 50 Dias na Amazônia

:: Em ‘Monte Sinai’ aconteceu um milagre

Missionário Rondiney Arantes

Comunidade Coração Fiel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *