Como ler e entender a Bíblia

A Bíblia é uma carta de amor de Deus para nós! Ler e entendê-la, nos ajudar a caminhar na e segundo a vontade de Deus para nós. N´Ela encontramos TODAS as respostas para nossos questionamentos e remédio para as feridas de nossa alma. Por isso é importante conhecê-La, estudá-La e entendê-La!

A primeira coisa que precisamos compreender é que a Bíblia é a Palavra de Deus que nos leva a um caminho de santidade e entendimento da vontade de Deus a nosso respeito.

A segunda coisa é entender que Ela NÃO é um livro de história, pois ela não foi feita para contar histórias ou ser compreendida com nossa inteligência humana. A Bíblia foi escrita para nós, para encontrarmos n’Ela o próprio Deus a nos falar e guiar por um caminho de santidade, portanto não podemos ler a Bíblia como lemos um livro da história do Brasil, por exemplo. Não é esta a Sua finalidade.

Para ler e entender a Palavra de Deus, precisamos d´Ele, então quando nos colocamos a ler a Bíblia, precisamos pedir ao Espírito Santo que venha até nós, que abra nossos olhos, nossos ouvidos, nosso coração e entendimento para compreendermos o que o Senhor quer nos falar.

O Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Católica Canção Nova, escreveu um livro “A Bíblia no meu dia a dia”, onde ele indica um caminho de estudo para uma melhor compreensão da mesma. Eu quero indicar esse “livrinho” para você, tenho certeza que irá ajudá-lo (a) muito!

Mas, você pode começar a entender a Palavra de Deus fazendo a Lectio Divina diariamente através da Liturgia diária, como fazemos aqui em nossa comunidade, na liturgia diária você tem as leituras do dia, o Salmo e o Evangelho. O princípio é o mesmo, rezar antes de começar as leituras, pedir, clamar mesmo a Espírito Santo para que Ele te ilumine e ajude a compreender o que você irá ler e levar como “meta” para o seu dia.

É simples e exige de nós apenas desejo sincero de ouvir a Palavra de Deus para colocá-La em prática. Leia e releia, medite, marque a passagem que te saltou aos olhos e vá aos poucos permitindo que a Palavra penetre sua mente e seu coração.

Assim seja todos os dias, lendo, relendo, clamando o Espírito Santo, grifando o que te salta aos olhos e anotando em seu diário e, ou, caderno de estudos o que Deus esta falando com você através da Palavra, lida, meditada e rezada naquele dia.

Lembrando que a Palavra de Deus é uma CARTA DE AMOR escrita para nós. Portanto não é um livro qualquer mas o LIVRO que nos revela Deus e Seu imenso amor por nós! Não é um simples livro, mas uma biblioteca de 73 livros bem diferentes, com diversos estilos e escritos de épocas distantes. Por isso, é necessário um plano de leitura para entendê-la.

Não vai dar certo querer comparar fatos históricos colocando-os dentro da nossa lógica humana, porque como São Paulo nos ensina: “porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois (diz a Escritura) ele apanhará os sábios na sua própria astúcia”. (ICor 3,19)

Missionária Amarília Freire

Comunidade Coração Fiel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *