Como Viver bem o tempo da quaresma?

A quaresma é um tempo privilegiado para todo cristão Católico. É a grande oportunidade que a Igreja nos dá para uma preparação apropriada para recordar e celebrar o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo! Nosso querido Papa Francisco enviou uma mensagem para a quaresma desse ano recordando duas forças que se contrapõem vigorosamente: a força destruidora do pecado e a força restauradora do arrependimento e do perdão. Convido você a refletir sobre isso!

Mas como viver bem esse tempo de quaresma? Além da acolhida generosa das reflexões que a liturgia da Igreja vai nos oferecer, é conveniente aproveitar as sextas-feiras da quaresma como período propício para refletir demoradamente sobre as estações da Via Sacra! A quaresma é tempo de jejum, penitência, oração e esmola. Jejuar, para adquirir domínio sobre nossa vontade rebelde e tendenciosa ao pecado. Penitência, para abrandar nosso ímpeto soberbo e nos dispor melhor para acolher o derramamento da Divina Misericórdia. Oração, para adquirir a sensibilidade necessária para ouvir e obedecer a Voz de Deus! Esmola, para testemunhar pública e concretamente nosso desejo de mudança, de desprendimento, de humildade e caridade.

 Não perca a oportunidade para refletir também sobre as coisas últimas da existência humana: morte, juízo, purgatório, inferno, paraíso. Isso servirá de motivação para realizar uma boa confissão sacramental. Não tenha medo de se derramar diante do Sacerdote que, em Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, derramará perdão e misericórdia sobre sua alma!

Diante do Santíssimo Sacramento, nesse Ano da Eucaristia para nossa comunidade, invoco sobre você uma bênção muito especial. Lembre-se do que nos disse o Senhor: “Pedi e recebereis!” (Mt 7,7ss) Não regateie com o Senhor. Seja generoso ao manifestar suas necessidades a Ele. Mas também não negue nada que o Senhor lhe pedir ao longo deste precioso tempo da quaresma!

Pe. Delton Filho

Fundador da Comunidade Coração Fiel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *