Santuário de Fátima conta com 13 imagens peregrinas /Foto: Daniel Ibanez – CNA

Após vários adiamentos e cancelamentos, este ano, por causa da pandemia da Covid-19, estão previstas cerca de 15 viagens das imagens peregrinas de Nossa Senhora de Fátima. Entre os países que receberão as imagens estão Brasil, Portugal, Espanha, Itália, Nicarágua, Argentina, Burkina Fasso e Chile.

A novidade será a ida de uma das imagens à Diocese de Kaya, Burkina Faso. Esta viagem esteve agendada em 2020, mas devido ao contexto pandêmico, foi adiada para janeiro de 2021.

Os destinos das imagens peregrinas

Desde janeiro de 2020, a imagem está na Nicarágua, para um percurso que passa por nove dioceses do país e cerca de 360 paróquias. Esta viagem vai prolongar-se ao longo de julho de 2021, mesmo depois de terminado o Jubileu Mariano no país. Esta viagem é uma das mais significativas dado o ambiente de guerra que vive o país e também por se tratar da primeira vez que uma imagem de Fátima estará neste país da América Central, embora os primeiros esforços nesse sentido datem de 1982.

Na Argentina, desde abril de 2019 está outra imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. A visita será continuada em 2021 e terá como destino várias paróquias deste país. Outra imagem estará nas paróquias de Botão, Brasfemes, Souselas e Torre de Vilela, na Diocese de Coimbra, de 1 de maio a 10 de junho. A paróquia de Roliça, na Diocese de Lisboa, vai acolher esta imagem de 15 de junho a 30 de junho.

No Brasil, uma das imagens peregrinas de Nossa Senhora de vai estar na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Sumaré, em São Paulo, de 1 de maio a 13 de outubro. Entre os meses de abril e agosto, a imagem estará em várias dioceses da Itália, seguindo trajeto pensado pelo Movimento Mariano Messaggio di Fátima in Itália.

As paróquias de Alhandra e S. João dos Montes, diocese de Lisboa, irão acolher a imagem durante o mês de maio. Esta imagem irá às paróquias de Nossa Senhora das Dores, em Fortaleza, no Brasil, de 5 setembro a 15 setembro.

Uma das imagens peregrinas de Nossa Senhora de Fátima estará nas Paróquias Torrita di Siena e Montefollonico, Provincia de Toscana, nas dioceses de Montepulciano-Chiusi-Pienza, na Itália, de 1 de maio a 15 de maio. Também na Itália estará outra imagem que ficará a cargo do Apostolado Mundial de Fátima da Região da Lombardia, Milão, desde a Páscoa até ao final de junho.

Outras imagens peregrinas serão enviadas a Arciprestado de Guadalupe, em Toledo, Espanha, de 1 de maio a 31 de maio; Chile, mas ainda sem data confirmada; e a Miami, Estados Unidos da América, durante o mês de junho.

Esta agenda de deslocações das diferentes imagens peregrinas pode sofrer alterações, face aos acontecimentos da emergência sanitária que o mundo enfrenta.

História da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima

Feita segundo indicações da Irmã Lúcia, a primeira imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi oferecida pelo bispo de Leiria e coroada solenemente pelo arcebispo de Évora, em 13 de maio de 1947. A partir dessa data, a imagem percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de paz e amor.

O Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa, confiou a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2019 Panamá à Virgem de Fátima, em pleno ano do Centenário das Aparições, e anunciou a visita da imagem peregrina Nº2. A fim de dar resposta aos imensos pedidos provenientes de todo o mundo, foram, entretanto, feitas várias réplicas da primeira imagem peregrina, um total de treze.

Canção Nova