Nosso inspirador principal, S. João Paulo II, nos ensina com suas sábias palavras “Não tenhas medo, abri, ou melhor, escancarai as portas para Cristo e Sua Igreja!”, ainda na Sagrada Escritura, encontramos, várias citações onde Nosso Senhor nos exorta a não termos medo, mas tem uma em especial que me acompanha desde o inicio do meu discernimento vocacional “Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores”. (Js 1,9).

Veja quão belo é nosso Deus, que se preocupa conosco e nos incentiva a olhar para Ele com confiança, nos impulsiona a não termos medo diante das situações mais adversas que estejamos ou iremos atravessar, Ele esta sempre por perto e não nos pedirá algo que seríamos incapazes de realizar. Eu atendo muitas pessoas, em especial jovens e casais que percebem-se chamados a uma intimidade maior com o Senhor, até mesmo para dar a vida em favor de Seu Reino, mas que “travam”, recuam diante do medo. Eu sempre me pergunto, porque não temos medo de casar, de sair de casa, de nos aventurar pelo mundo, mas borramos nas calças quando percebemos o chamado de Deus? Muitos pais chegam ao absurdo de proibirem os filhos de darem uma resposta positiva ao chamado que recebem… por que meu Deus? Que mal poderia acontecer? Ser perseguido, traído, morto… passar por tribulações? Quem disse que não teremos e nossos filhos não terão tribulações, no mundo? Quando rezamos a Salve Rainha dizemos “A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lagrimas”, é isso mesmo!

O mundo é um vale de lágrimas e, se temos que sofrer e chorar, melhor que seja ao lado daquEle que tudo pode… daquEle que esta sempre conosco e nunca vai nos trair, ferir ou maltratar… não! Deus jamais faria qualquer coisa para nos prejudicar, Ele nos ama com amor incomparável e, eu que sou mãe, teria a maior alegria de ver meu filho sendo TODO de Deus, inteiro dEle… assim eu teria a certeza que ele fez a melhor escolha!

Muitos que são chamados, por medo param, não conseguem caminhar e terminam seguindo caminhos diferentes dos que o Senhor reservou para eles. Isso não significa que serão infelizes, mas encontrarão maior dificuldade para seguir firmes na vida, longe do sonho que o Senhor sonhou para eles. Se posso te dar um conselho, não pare no medo, não deixe que ele determine tuas escolhas! A coragem não é nada mais do que enfrentarmos nossos medos. Se você me perguntar se tenho medo, eu te digo que sim, todos os dias eu tenho medo, mas descobri que o amor que o Senhor tem por mim é muito mais que eu um dia, se quer, poderia imaginar!

Deus é meu sustento meu amparo! Seu amor me segura pela mão e quando o medo bate a minha porta, Ele manda o anjo para me dizer “Não temas, Maria (Amarília), pois encontraste graça diante de Deus”. (Lc 1,30). Não tenha medo! Não permita que o medo dite seus caminhos! Não permita que ele dite suas escolhas! Siga adiante, Deus, que te ama, com amor incondicional, jamais te deixará só… Ele te ama e troca reinos por ti, nações por ti… só por ti! És precioso a Seus olhos e Ele mesmo te sustenta, te segura pela mão! Pense nisso! Avante!