Maria nos ensina o caminho da Humildade

Jesus em Sua caminhada realizou muitos milagres, curas, libertações e ensinou muita coisa aos seus discípulos e àqueles que se dispunha a ouvi-lo. Mas, apenas em um momento Ele falou explicitamente sobre Seu próprio Coração, Mt 11,29 “Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque Eu sou manso e HUMILDE de Coração e achareis repouso para vossas almas”. Aqui Jesus nos dá o caminho para a verdadeira alegria, a verdadeira paz! Uma pergunta deve nos inquietar: porque nos custa tanto viver e ser humilde?

A decisão de ser humilde ainda não é humildade. É preciso nos colocar na estrada, com Maria à frente, para nos ajudar a reconhecer nossa pequenez e a grandeza do Senhor! Só Ele pode realizar a Obra Nova que tanto sonhamos. Maria era humilde e livre e só a humildade de alma gera a liberdade. Com Maria aprendemos a aceitar as humilhações inesperadas. Precisamos nos colocar em seu lugar quando, prestes a dar a luz ao Filho de Deus, batendo de porta em porta não encontrava lugar onde pudesse acolher Seu Divino Filho… Suportar o que não planejamos é sinal de maturidade extraordinária.

Maria teve essa “maturidade extraordinária”, esse total desapego e deu a Luz ao Salvador na simplicidade e humildade, sem murmurar. Maria sabia que tinha uma missão, ser a Mãe do Salvador, e aceitou as dores e humilhações dessa vocação. O anjo adentrou seu quarto, fez-lhe o anúncio, ela não sabia como isso se daria, mesmo assim se dispôs com muita humildade e disse ao anjo “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua Palavra”. (Lc 1,38) e, diante da alegria de Isabel “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1,42)! Ela não se encheu de orgulho ou soberba, mas, humildemente, reconheceu sua pequenez “Olhou para a humildade de sua serva!” (Lc 1, 48).

Ao caminharmos com Maria, aprendemos a suportar as dores do caminho. Descobrimo-nos capazes de superar as dificuldades e nos alegrar até com as pequenas coisas. Aprendemos que a humilhação só existe para aquele (a) que ainda não encontrou, verdadeiramente, a Deus! Com ela, Maria, entendemos que o caminho que abre todas as portas, sara todas as feridas e nos leva até o Coração de Jesus, é o da humildade “Porque é sobre o humilde que Deus derrama a sua graça! É para o humilde de coração que ELE olha!”.

Pe. Delton Filho

Fundador da Comunidade Coração Fiel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *