Não tenhais medo nos ensina São João Paulo II

“Não tenhais medo! Abri, ou melhor, escancarai as portas a Cristo!” (palavras do Papa São João Paulo II no início de seu pontificado, 1978)

Quando ele pronunciou as palavras “Não tenhais medo”, não imaginava quão longe elas levariam a ele e a Igreja inteira. “Cristo sabe e está dentro do homem, somente Ele o sabe!” disse o Papa.

Ele relata que hoje em dia o homem não sabe o que faz no interior de sua alma, de seu co­ração, muitos frequentemente encontram-se inseguros acerca do sentido da sua vida sobre esta terra. É invadido de dúvida, que se transforma em desespero. O Papa continua dizendo: “Permi­ti, pois, a Cristo falar ao homem! Pois somente Ele, tem palavra de vida eterna!”

Com esta palavra do nosso san­to inspirador, São João Paulo II, nós não podemos temer ao cha­mado que Deus tem para nós.

Temos que escutar a Deus não pela carne e sim pelo Espírito, como relata em Mateus 16,16, “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! ” Estas palavras foram pro­nunciadas por Simão, filho de Jonas, na região de Cesareia de Filipe. Sim, ele exprimiu-as com uma profunda, vivida e sentida convicção; “mas elas não tiveram nele a sua fonte, a sua nascente, porque não foram a carne nem o sangue quem te revelaram, mas o Pai que está nos céus” (Mt. 16, 17). Tais palavras eram palavras de Fé. É nessa fé que devemos acolher o que Deus tem para nós, sem ter medo.

Com estas palavras foi o início da missão de Pedro na história da Salvação, na história do Povo de Deus. E a partir de então, de uma tal confissão de Fé, a história sa­grada da Salvação e do Povo de Deus devia adquirir uma nova dimensão: exprimir-se na cami­nhada histórica da Igreja. Esta dimensão eclesial da história do Povo de Deus tem as suas ori­gens, nasce efetivamente dessas palavras de Fé e está vinculada ao homem que as pronunciou, Pedro: Tu és Pedro — rocha, pedra — e sobre ti, como sobre uma pedra, Eu edificarei a Minha Igreja (Cfr. Mt. 16, 18).

Hoje é necessário pronunciar no­vamente as mesmas palavras: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!

Sendo assim, não tenhais medo de ser de Deus, não tenhais medo de assumir seu batismo, não tenhais medo de buscar as coisas do alto, não tenhais medo de ouvir e por em prática o que Jesus nos ensinou.

Missionário Jeferson Paz

Comunidade Coração Fiel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *